Hoje veio-me à memória uma rubrica que nos anos 70 existia na RTP, dedicada ao público infantil e que basicamente se resumia à narrativa de histórias simples, enquanto que alguém, por detrás de um suporte iluminado, uma espécie de quadro branco, ía desenhando a própria história.
Eu adorava essa rubrica, eventualmente integrada num qualquer programa, como o TV Infantil, então coordenada por Maria do Sameiro Souto, e admirava sobretudo a precisão e rapidez com que eram executados os diferentes desenhos. Também gostava do narrador que ía desenvolvendo diferentes vozes de acordo com as personagens e acções de cada história.
Infelizmente, por mais que tenha procurado, mesmo nas minhas velhas papeladas, não consegui descortinar o nome da rubrica nem a identidade de quem narrava ou de quem desenhava.
Fica a memória, algo vaga, confesso, mas que certamente é recordada por quem nessa altura era criança e assitia com regularidade às emissões a preto-e-branco da nossa RTP.
Recordo tão bem esse programa e o fascínio que os desenhos, feitos a traço preto no quadro iluminado ao longo do desenrolar da história, tinham sobre mim. Também eu já andei à procura, mas não tenho nenhuma referencia, nenhum nome...
ResponderEliminarE como eu gostaria também de os rever!
Um abraço
Não fazia parte do programa do Vasco Granja? Eu AMAVA esses desenhos. Ficava presa, enfeitiçada pela rapidez e mestria com que eram executados...Muito boa recordação essa.
ResponderEliminar