Histórias narradas e desenhadas

 

televisao antiga santa nostalgia

Hoje veio-me à memória uma rubrica que nos anos 70 existia na RTP, dedicada ao público infantil e que basicamente se resumia à narrativa de histórias simples, enquanto que alguém, por detrás de um suporte iluminado, uma espécie de quadro branco, ía desenhando a própria história.
Eu adorava essa rubrica, eventualmente integrada num qualquer programa, como o TV Infantil, então coordenada por Maria do Sameiro Souto, e admirava sobretudo a precisão e rapidez com que eram executados os diferentes desenhos. Também gostava do narrador que ía desenvolvendo diferentes vozes de acordo com as personagens e acções de cada história.
Infelizmente, por mais que tenha procurado, mesmo nas minhas velhas papeladas, não consegui descortinar o nome da rubrica nem a identidade de quem narrava ou de quem desenhava.

Fica a memória, algo vaga, confesso, mas que certamente é recordada por quem nessa altura era criança e assitia com regularidade às emissões a preto-e-branco da nossa RTP.

Comentários

  1. Recordo tão bem esse programa e o fascínio que os desenhos, feitos a traço preto no quadro iluminado ao longo do desenrolar da história, tinham sobre mim. Também eu já andei à procura, mas não tenho nenhuma referencia, nenhum nome...
    E como eu gostaria também de os rever!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Não fazia parte do programa do Vasco Granja? Eu AMAVA esses desenhos. Ficava presa, enfeitiçada pela rapidez e mestria com que eram executados...Muito boa recordação essa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF