Caderno escolar antigo

caderno escolar antigo sn1

caderno escolar antigo sn3

caderno escolar antigo sn2

Voltamos ao tema dos cadernos escolares de outros tempos, esses emblemáticos auxiliares da nossa escola primária. Desta vez, um belo exemplar, com capas em diferentes cores, ambos de linha larga, sem referência de fabricante ou data, mas possivelmente dos anos 40/50.
A simbologia da ilustração é recorrente neste tipo de cadernos escolares, com um rapaz e uma rapariga a caminho da escola. Esta, já se avista ao fundo, com alguns símbolos característicos como o relógio e a bandeira hasteada. Parece ser o típico edifício com duas salas de aulas, uma para o sexo masculino e outra para o sexo feminino. É verdade, frequentei a escola primária entre 69 e 73 e nessa altura havia salas distintas para rapazes e raparigas embora no recreio e no espaço envolvente à escola não houvesse qualquer impedimento de mistura. Nessa altura explicava-se que um dos critérios era impedir as distracções mas parece que o verdadeiro fundamento, vindo de tempos ainda mais antigos, tinha a ver com o que se considerava das características e necessidades distintas na educação entre rapzes e raparigas e estas aprendiam de facto coisas que não os rapazes, nomeadamente nas famosas aulas de lavores onde lhe eram administradas  tarefas tidas como femininas, como costurar, fazer crochet, culinária, entre outras.

É verdade que estas distinções que hoje em dia podem ser julgadas como discriminatórias e sem fundamento, no fundo não mudaram muito e apesar de haver mulheres que fazem tarefas de homens e vice-versa, tanto no ambiente doméstico como no profissional, também é verdade que ainda há coisas que continuam a ser feitas só por homens ou só por mulheres. Há coisas que se podem vestir de diferentes roupagens e dar-lhes o conceito que se quiser, mas delas não se pode mudar a natureza. Ainda bem que assim é, mesmo quando a outra natureza, a das sociedades modernas, queira pôr tudo no mesmo saco e considerar a excepção ao nível da regra.
Mas isto daria pano para outras mangas e, vejam só, queríamos apenas dar a conhecer uns simples, belos e nostálgicos cadernos escolares.

Tópicos relacionados:
Caderno escolar – Lusito - Lusita
Scotch – Caderno escolar
Caderno escolar - João de Deus
Cadernos escolares - A família Pituxa
cadernos escolares – Castelos
Livrinho da Tabuada - PBC
Dia Nacional dos Castelos

Comentários

  1. Sou 10 anos mais velho que o utor do Blogue. Frequentei a escola primária entre 57 e 61 e tenho lembrança clara destes cadernos. Sempre usei destes. Havia de linha e de duas linhas para caligrafia. Grande abraço.

    joao de miranda m.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF