Matraquilhos e Mundial 82

 

matraquilhos sn15072010

O Campeonato do Mundo em Futebol 2010, que decorreu na África do Sul, terminou no Domingo passado e já faz parte da história.
A este propósito veio-nos à memória outro Mundial de Futebol, o de 82, organizado pela Espanha (justa vencedora da edição recente), cuja mascote era o emblemático e sumarento Naranjito.
Parece que foi ontem, e por momentos regresso ao café da aldeia onde entre amigos, uma cerveja gelada e um abafado calor de trovão, assistia rendido ao futebol mágico do Brasil, de Sócrates, Zico, Júnior e Falcão, só travado pelo carismático e manhoso jogo de Itália e Paolo Rossi que arrecadaram o troféu de forma quase imprevista depois de uma parca prestação com apenas 3 empates na primeira ronda de grupos. E, contudo, entre ambas as edições decorreram 28 anos, quase três décadas. Se o vencedeor fosse determinado pela justiça e sobretudo pela beleza do futebol, o Brasil teria sido um excelente campeão.


Este cartaz publicitário dessa altura, para além da grata evocação do Mundial de 82, publicita um jogo de matraquilos, para crianças, um lançamento da Dinamização, empresa ou distribuidora pouco conhecida mas que por essa época estava associada a interessantes brinquedos e jogos.

Os matraquilhos, sobretudo na versão clássica, sempre foram um jogo que despertou o interesse da rapaziada. À volta do mesmo organizavam-se renhidos torneios e havia verdadeiros especialistas, tanto na linha defensiva como na avançada. Esse interesse ainda se mantém, sobretudo em cafés de bairro, aldeia e associações culturais e recreativas, e, vejam só, até existe uma Federação Portuguesa de Matraquilhos.

Este tema dos matraquilhos está repleto de boas memórias de tempos passados pelo que voltaremos ao assunto. Para já fica o cartaz e a evocação.

Comentários

  1. Los "matraquilhos", inventados por el gallego Alexandre Finisterre

    ResponderEliminar
  2. Tinha 9 anos em 1982, adorava matraquilhos, mas não me lembro destes...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF