Lápis Viarco

 viarco sn02

Quem pelos anos 60 e 70, principalmente, frequentou a escola primária, é muito natural que desde a primeira classe tivesse por companhia os lápis de cor da Viarco, um marca e empresa portuguesa, com uma longa e rica história.

A Viarco, sediada em S. João da Madeira, a única fábrica de lápis existente em Portugal, como muitas empresas históricas, passou por um período difícil e de perda de mercado e notoriedade, mas de há alguns anos para cá foi retomada e com base numa política de respeito pela sua história, tradição e modernidade, depressa se transformou numa marca de referência e para além do fabrico de produtos de qualidade e com o cunho da inovação, tem sabido ainda tirar partido da vertente do marketing, com iniciativas e eventos ligados aos lápis e às artes plásticas, o que lhe tem granjeado reconhecimento no próprio país (o que não é fácil) mas também além fronteiras.

Ainda bem que assim é e a Viarco é apenas um feliz exemplo de que com determinação, investimento, qualidade e inovação é possível rentabilizar marcas, empresas e produtos históricos e dar-lhes o lugar que merecem. Infelizmente, muitos produtos, marcas e empresas ficaram pelo caminho do tempo e da História sem que ninguém as valorizasse. Em contrapartida, por regra preferimos os produtos estrangeiros, nem sempre baratos e nem sempre de qualidade. Está-nos na sina desprezar o que é nosso e só exemplos como a Viarco podem renovar alguma esperança de que as coisas possam ir mudando.

No caso dos clássicos lápis de cor, pessoalmente recordo com nostalgia aqueles primeiros dias de aulas da escola primária em que a professora distribuia por todos os alunos uma caixinha de 6 lápis. Como os motivos eram diferentes, a curiosidade levava a dar uma vista de olhos pelas caixas dos colegas. Pessoalmente sempre preferi a caixinha com a ilustração dos meninos com gatos. As caixas maiores, de 12 lápis, eram um luxo a que só os meninos mais ricos podiam chegar.

Tenho assim, como muitos portugueses, gratas e nostálgicas recordações dos clássicos lápis de cor da Viarco e das suas belas caixas e que ajudaram a colorir e a alegrar os nossos dias e aventuras.

Para reavivar a memória, publico abaixo algumas imagens das caixas dos lápis de cor Viarco.


viarco sn01

viarco sn04

viarco sn03

lapis viarco sn05

lapis viarco sn06

lapis viarco sn08

lapis viarco sn07

Nota: Reconhece-se que a Viarco tem sabido aproveitar todas as vantagens do marketing e mesmo a sua página chegou a ter bons apontamentos. Infelizmente, como não há bela sem senão, em diversos contactos que tentamos estabelecer com a empresa, a fim de colhermos elementos adicionais de apoio a este artigo, nunca merecemos qualquer resposta. É pena que a parte comunicacional de uma empresa associada à cor seja tão cinzenta, desconsiderada e desmazelada.

Por outro lado, não se compreende, ou talvez sim, que tendo em conta o seu rico património histórico, o seu museu virtual online já esteja fora de serviço e quando esteve aberto era bastante limitado e não se mostrava capaz de exibir imagens de algumas das suas caixas mais clássicas como as que aqui reproduzimos de algum material pessoal que sobrou doutros tempos.

Comentários

  1. Este blog é fantástico! só pelo despertar das belas recordações da minha infância, tem toda a minha estima!
    Estas caixinhas de lápis acompanharam-me até à quarta classe. O pintar, o molhar o lápis na língua para avivar a cor, o afiar...
    que belas recordações! muito obrigado, bem haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pretendiamos fazer um trabalho sobre a Viarco na faculdade,mas infelizmente,nem se dignificaram a responder a um email...A nossa missão seria mostrar esta marca de prestigio a mais de 300 pessoas...Lamento...

      Eliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF