Pêbêcê – Caderno escolar

 

Hoje trazemos à memória mais um belo caderno escolar de outros tempos, sem data confirmada mas provavelmente dos anos 40/50. É mais um exemplar da fabricante Pêbêcê.
Quem não se recorda dos tempos maravilhosos da escola primária e destes auxiliares preciosos, tanto na escrita como nas contas? Eventualmente um pouco desprezados nesses tempos, até porque eram sinónimo de trabalho escolar, e nesse tempo não havia lugar nem espaço de manobra à malandrice e indisciplina, hoje são objectos nostálgicos e que merecem a atenção cuidada de coleccionadores. Não é o meu caso mas mesmo assim possuo largas dezenas de diferentes exemplares e colecções, muitos dos quais me passaram pelas mãos em tempo de escola. Aos poucos serão motivo das nossas memórias e nostalgias.

caderno escolar sn01

caderno escolar sn02

- Tópicos relacionados: [ Link ]

Comentários

  1. Fiz a instrução primária nos anos 60, nunca tive um caderno destes, mas lembro-me perfeitamente dos famosos cadernos de duas linhas, onde se faziam as lições de caligrafia. Realmente naquela época não havia lugar para indisciplina nem preguiça.Que saudades da minha professora primária, na altura já ela tinha 68 anos, acompanhou-nos até à terceira classe. Quando completou os 70 anos, foi mesmo obrigada a sair. Foi com muita pena dela e nossa que isso aconteceu. Gostava tanto de ensinar que o continuou a fazer gratuitamente em sua casa, onde nós acorríamos após terminar as aulas, para com ela fazer os trabalhos de casa. Nunca mais encontrei uma professora como ela!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF