Binaca – Dentífrico de eficácia comprovada

binaca ciba elixir sn

Cartaz publicitário ao dentífrico e elixir Binaca, publicado na primeira metade da década de 1960.

O Binaca, no formato de dentífrico em pasta e elixir, foi relativamente popular nos anos 60, mas nunca passou a popularidade de marcas como a Pepsodent, Colgate ou mesma a portuguesa pasta medicinal Couto.

A Binaca nessa época era uma das marcas da Ciba, empresa suiça, com origem em 1859, a qual em 1970 integrou a Geigy, também suiça, esta com origem bem mais remota, em 1758. Por sua vez, a fusão da  Ciba-Geigy Ltd com a Sandoz Laboratories, em 1996, deram origem ao poderoso grupo farmacêutico Novartis. Depois desta fusão, a vertente química proveniente da Ciba passou para a BASF.

Quanto à pasta de dentes Binaca, não me parece que seja actualmente comercializada no mercado português. Pelas pesquisas realizadas, são poucas as referências encontradas sobre o produto mas tudo indica que ainda seja produzido e com alguma popularidade em mercados como a Índia e Paquistão, de onde consegui relacionar um curioso spot publicitário televisivo.

Existe também o Binaca na específica versão de spray perfumado para a boca, como ajuda ao combate ao mau hálito, popular sobretudo nos Estados Unidos, onde é produzido pela empresa Dr. Fresh, Inc , mas não consegui apurar a relação desta marca e produto com a Binaca, dentífrico, da Ciba.

image

Comentários

  1. Gostaria de perguntar se tem recordação da publicidade à Binaca. Penso que seria: Médicos de todo o mundo recomendam a binaca, eles lá sabem porquê! Grato e parabéns pelo Blogue.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF