Arthur and the Square Knights of the Round

arthur_0

Quem não se lembra da série de animação "Arthur and the Square Knights of the Round" ?
Trata-se de uma série de 35 episódios de cerca de 25 minutos cada, produzidos em 1966 pela australiana "Five Arrows Films".

É uma alegre paródia à volta da popular lenda do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda com os nomes do próprio Rei Artur,  a raínha Guinevere, o cavaleiro Lancelot, o mágico Merlin, o sempre desastrado Cavaleiro Negro, a feiticieira Morgana e outras divertidas personagens.

Não tenho informações quanto ao ano da primeira exibição da série na RTP, mas pessoalmente recordo-me de a ver na primeira metade dos anos 80, portanto na era da RTP a cores.
Adorava a série e as trapalhadas do dia-a-dia de Camelot, o reino de Arthur, talvez pelo universo e cenário tão dados a aventuras como é a Idade Média e que muitas vezes foram pretexto e argumento das minhas brincadeiras de criança.

Para recordar, fica abaixo o clip do vídeo de abertura da série, um pouco dentro do estilo da produtora norte-america, Hanna Barbera, referente a outras grandes séries de referência na animação como The Fintstones, The Roman Holidays e muitas outras.

arthur_2

arthur_1

lencelot

Comentários

  1. ling shung10/12/10, 15:47

    Se queres matar saudades, esta série está disponível na net, são 3 de 4 volumes, procura pelo nome original ou por "arthur e os cavaleiros da tavola quadrada", há cerca de 3 meses atrás saquei a série em inglês e sem legendas e disponibilizado por um site brasileiro.

    ResponderEliminar
  2. ling shung10/12/10, 16:57

    Podes-me ajudar a descobrir o nome de duas séries juvenis, uma de finais de 70 e outra de inícios de 80? As pistas que tenho são: na de 70 a única memória que tenho é de alguns putos ou jovens a observarem de cima de uma colina, um par de namorados ou vilões deitados atrás de uma carrinha, pensava que se tratava dos Pequenos Vagabundos, mas não. Num outro blog falam numa série de finais de 70 chamada "A Ilha Misteriosa", será este o nome da série?. Na de 80 é uma série onde entra um hidroavião pilotado pelo pai dos dois jovens protagonistas da série.

    ResponderEliminar
  3. ling shung:
    Terei que consultar as minhas memórias, mas assim de repente parece-me ser a Ilha Misteriosa.
    Quanto à série do hidrovião, se for a que eu penso ser, já falamos nela:

    http://santa-nostalgia.blogspot.com/2009/06/o-salva-vidas-voador-baileys-bird.html

    ResponderEliminar
  4. ling shung14/12/10, 22:27

    Obrigado, é exactamente esta série " O Salva-Vidas Voador ". Quanto à série dos anos 70, talvez seja então " A Ilha Misteriosa ", creio que passou em 1977 ou 78. Já agora, conheces uma série que passou na SIC entre 1997 e 1998 aos Domingos de madrugada, que ficou conhecida entre nós como " Gémeos ", que era uma espécie de " O Fugitivo " dos anos 90 onde o protagonista era perseguido pelo FBI, devido aos assassinatos do irmão gémeo que ninguém conhecia. Creio que a SIC, não passou a série completa ou então não comprou a 2ªTemporada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF