Espaço 1999

espaço 1999

espaço 1999 personagens

espaço 1999 cromos

Para quem gosta de ficção científica e astronomia, como nós gostamos, a série de televisão Espaço 1999 é merecidamente uma das séries de culto.

Passou originalmente na RTP, no tempo do “preto-e-branco”, em 1976, aos sábados, e episódio a episódio fascinava-nos aquele mundo de tecnologia e que remetia a um tempo futuro que ainda estava distante. Recordo-me que este era um dos exercício que fazia com frequência, ou seja, fazer as contas a quantos anos então faltavam para o de 1999 e por conseguinte qual a minha idade nessa altura. Faltavam, pois, 23 anos, e então achava que isso era uma eternidade. Mesmo assim, apesar do Homem já ter pisado a Lua, nunca achei muito plausível que duas décadas depois já fosse possível ter uma base lunar e dispor da tacnologia avançada ali demonstrada. Se em vez de 1999 fosse um 2099, quem sabe.

Não nos vamos alongar nos aspectos técnicos da série, até porque, felizmente, está bem referenciada na web e há bons sítios a ela dedicada.

Para além da memória que guardo da série, do dia-a-dia da base lunar e seus habitantes, prisioneiros numa lua violentamente arrancada da órbita terrestre e à deriva pelo espaço profundo, guardo ainda uma caderneta, com 400 cromos, que nessa altura coleccionei. Foi uma edição da Agência Portuguesa de Revistas, e os cromos eram fotogramas de diversos episódios da série.


Comentários

  1. Quando a série passou a primeira vez em Portugal era demasiado pequeno - ainda via o abelha Maia - apenas a vi anos mais tarde, na reposição no programa Agora Escolha, já em príncipios da década de 90...

    ResponderEliminar
  2. por isso mesmo adquiri a serie em dvd!

    ResponderEliminar
  3. Eu fazia coleção destes cromos. Completei-a até ao fim, mas depois com o passar dos anos e das várias mudanças de residência acabei por perdê-la. Adoraria voltar a ter esta coleção.

    ResponderEliminar
  4. Gostei mais da 2ª série que tinha a Maya

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF