José Mourinho – Pai e filho de espírito no banco.

 

image

José Mourinho, o treinador português recentemente eleito pela FIFA como o melhor treinador do mundo, é por demais conhecido nesta sua função que começou ao serviço do S.L. Benfica, seguindo-se U. de Leiria, F.C. Porto, Chelsea, Inter de Milão e agora Real Madrid.


Faz hoje, 26 de Janeiro, 48 anos, pois nasceu em 1963. Grosso modo, tem a minha idade.


Todavia, pouco conhecida é a sua curta e insignificante carreira de futebolista.
José é filho de Félix Mourinho, um bom guarda-redes dos anos 60/70, ao serviço do V. de Setúbal e Belenenses (de 1969 a 1974). Seu pai enveredou depois pela carreira de treinador tendo passado pelo Vitoria de Setubal, Belenenses, Rio Ave, Estrela de Portalegre, União da Madeira, União de Leiria, Varzim, Benfica de Castelo Branco, Sporting da Covilhã e Amora.

A pouco mais de meio da época de 80/81, Félix Mourinho, já no papel de treinador, veio substituir o Fernando Cabrita nos comandos do Rio Ave, então na 2ª Divisão. A verdade é que o clube de Vila do Conde acabou por subir. Na época seguinte, já na divisão principal, uma das aquisições foi precisamente o filho José, de 18 anos, que na altura estudava no ISEF e no tempo livre treinava e fazia parte da equipa de reservas. Todavia, apesar de treinar mas nem sempre jogar mesmo pela equipa suplente, José Mourinho foi convocado para a equipa principal num jogo disputado no Restelo, contra o Belenenses. É verdade que José Mourinho não arredou do banco mas ficou para a história, que de resto só ganhou notoriedade depois do reconhecido êxito como treinador.

mourinho_belenenses

- Félix Mourinho (pai de José Mourinho) guarda-redes do C.F. Belenenses


Comentários

  1. Felix Mourinho fez parta seleção portuguesa que participou da Taça Independência (a mini-copa), em 1972, sendo derrotada na final pelo Brasil (1 x 0), gol de Jairzinho (ou Leivinha), no Maracanã. A seleção lusa participou da primeira fase na sede de Recife, capital pernambucana, com uma partida em Natal, no Estado do Grande do Norte, ambas na Região Nordeste. A competição aconteceu em comemoração ao sesquicentenário (150 anos) de independência, tendo a decisão com, coincidentemente, o país colonidador.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF