21/03/2011

A Família Bellamy

 

Em 1973 passava na RTP, às quartas-feiras e sucedendo à famosa série “Evasões Célebres”,  uma excelente série inglesa, de cariz dramático, "A Família Bellamy", no original "Upstairs, Downstairs", produzida pela LWT - London Weekend Television, com cinco temporadas compreendendo 68 episódios, sendo exibida originalmente entre 1971 e 1975 pela ITV.
Esta série retrata o dia a dia de uma família da alta burguesia inglesa, nomeadamente os choques e diferenças entre as questões protocolares e de tratamento da hierarquia e importância social em contraponto com a classe dos criados e funcionários, decorrendo o enredo numa ampla mansão eduardina.


Apesar da classificação de série dramática, a mesma estava recheada de situações onde se evidenciava o característico humor británico.
A série é um clássicos da RTP, tornou-se num caso de popularidade, de resto em sintonia com a aclamação da crítica que teve tanto no país de origem como na Europa e Estados Unidos, sendo vencedora de diversos prémios.


Ainda hoje, em colectânea de DVD, a série demonstra toda a sua qualidade, mantendo-se intemporal e como um importante documento ilustrativo de uma época e contextualização social inglesa, sobretudo, mas em certa medida também extensível à burguesia europeia.

image

familia bellamy 1

familia bellamy 2

image

- Sítio da série: Link


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: