RTP – 54 anos

 

logo_rtp

A RTP celebrou ontem os seus 54 anos de vida e o seu canal Memória fez a evocação da data.

Recortado de uma revista de Fevereiro de 1961, publicamos um cupão de inscrição para o Concurso “Diga, Diga”, que se tornou popular na primeira metade dos anos 60, tal como outros mais, nomeadamente o "Passaporte TV", "Dize Tu, Direi Eu".

Os concursos nesses primeiros tempos foram um dos pilares da programação e popularidade da RTP, o que de resto ainda se mantém.

rtp_diga_diga 

No “Diga, Diga”, os concorrentes respondiam a perguntas de cultura geral, escolhendo para o efeito dois temas.

Hoje em dia os concursos continuam a ter a sua componente de entretenimento, mas servem sobretudo para constatar a fraca cultura geral, mesmo de pessoas licenciadas. Tomando como exemplo o concurso “Quem quer ser milionário”, custa a crer que mesmo perante questões  de xaxa, e em sistema de escolha múltipla, se revele tanta ignorância. Mas vale o entretenimento porque tudo é feito nesse pressuposto, pois, ao contrário dos primeiros tempos da RTP, os concursos deixaram de ser um veículo de cultura por onde se podia aprender. Hoje, paradoxalmente, paga-se e premeia-se quem não sabe, bastando ter a pontinha de sorte e ser bafejado pelos 25% de hipótese ao alcance de um qualquer ignorante.

Também é verdade que os concursos hoje em dia são muita parra e pouca uva e já não são por isso tão rendosos como noutros tempos, motivando então o aparecimento de alguns profissionais ou papa-concursos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF