Bozo, o palhaço mais famoso do mundo

 

Quem se recorda da série de animação "Bozo, the world's most famous clown", "Bozo, o palhaço mais famoso do mundo"?


De momento não posso precisar a data de exibição na RTP, mas tenho ideia de que terá sido no final dos anos 70, o mais tardar no princípio dos anos 80.
Trata-se de uma série com origem nos Estados Unidos, produzida pela Larry Harmon Studios (detentora dos direitos da dupla “Laurel & Hardy”), em 1958, com um total de 163 episódios com cerca de 6 minutos cada.
A série foi inspirada na figura do próprio palhaço Bozo, de carne-e-osso, figura popular nos Estados Unidos nos anos 50, uma criação de Alan Wendell Livingston e interpretada por Larry Harmon. Seria o prórprio Larry a emprestar a voz ao personagem na série de animação.
O palhaço Bozo era uma figura deveras engraçada, com o seu característico fato azul, o seu penteado ruivo e, claro, a sua cara de palhaço.

As histórias giravam à volta do dia-a-dia do circo onde trabalhava Bozo e os envolvimentos ou peripécias com o seu patrão, o Sr. Loyal e o pequeno Butchy, entre outros.  Uma das características de Bozo, que se destacava nos curtos episódios, eram as suas sonoras gargalhadas.


Apesar de hoje em dia  quase não ser recordada, esta série era muito apreciada pela criançada. Fica assim aqui registada a referência, a memória.

bozo the clown sn

bozo the clown 

image

image

bozo 1


Comentários

  1. Um dos meus preferidos animados que passavam ( perto)à hora do almoço - digo isso porque me lembro de os ver enquanto comia e de certeza que foi nos fins dos anos 70.
    Por vezes a memória prega partidas... - estava convencido que as falas desse desenho animado eram em francês!...

    ResponderEliminar
  2. E eram em francês: lembro-me bem do famoso "au secours, Bozo".

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF