Tenho de Isolino Vaz as melhores referências e recordações, nomeadamente desde o primeiro contacto com os catecismos que me acompanharam na catequese, onde admirava aquelas simples mas deslumbrantes ilustrações. Efectivamente, para além da lista da sua imensa obra, os volumes II, III e IV, do Catecismo Nacional (o volume I foi ilustrado por Laura Costa), foram ilustrados por este artista gaiense, concretamente em 1954, 1955 e 1956.
Há já alguns anos adquiri um livro escolar, uma História de Portugal - 4ª Classe, de João Pimenta, Armando Pimenta, Eduardo Jorge e Fernando Pires, edição de 1967, magnificamente ilustrada por Isolino Vaz e seu colega e colaborador Higino de Abreu, e quiz a sorte e o acaso que esse volume contivesse uma dedicatória assinada pelo próprio Isolino, dirigida, pelo que consigo ler, a um inspector escolar de nome Pimentel Machado (será?).
Esta história faz-me lembra outra que aqui já partilhei relativamente a Matilde Rosa Araújo, no livro “O Palhaço Verde”.
Abaixo ficam algumas imagens do livro, da dedicatória e das capas dos referidos catecismos. (clicar para ampliar).- Em baixo, as capas dos catecismos que Isolino Vaz ilustrou na segunda metade dos anos 50.
Caro bloguista,
ResponderEliminarFoi um encanto para mim, filho de Isolino Vaz, encontrar uma página tão importante e emocionante como a que o Sr. colocou sob o nome de Santa Nostalgia. Os catecismos foram encomendados na década de 50, a meu pai, por D. António Ferreira Gomes.
No que concerne à dedicatória, o inspector era da CP e chamava-se Ginestal Machado. Tive o prazer de o conhecer assim como ao filho.
Por último, para si, um enorme abraço de agradecimento.
Bem haja!
Mário Vaz