01/11/2011

Plateia – Revista semanal de espectáculos

 

 

Hoje trago à memória a  “Plateia”, designada como a “Revista Semanal de Espectáculos”.

Foi lançada no ano de 1951, em 1 de Abril, então com Luis Miranda como director, a quem sucedeu Baptista Rosa.  Era propriedade da Aguiar & Dias de Mário de Aguiar e António Joaquim Dias.

Traduzia-se numa revista semanal (no início com periodicidade quinzenal), com um formato generoso, com muitas fotografias, a preto-branco, e diversos artigos relacionados com o mundo do espectáculo nacional e estangeiro. Na sua fase inicial tinha normalmente  32 páginas e mais tarde passou para as 70. Na época e durante muito tempo, era uma das janelas onde era permitido contemplar, subtraídas das suas roupinhas exteriores, as mais belas mulheres do mundo do entretenimento, da música, cinema e televisão. Eram frequentes as capas ou posters centrais (separatas) com estrelas de Hollywood.

A “Plateia” teve um percurso de grande sucesso, sobretudo nas primeiras duas décadas da sua publicação, mas terminou oficialmente em 1986, já com mais de um milhar de edições, certamente pelos problemas decorrentes das grandes alterações do mercado editorial do género. Desconheço em absoluto se depois dessa data a revista teve algum ressurgimento, mas não me recordo de a ver à tona do imenso mar de revistas cor-de-rosa da actualidade.

Embora semelhante em muitos aspectos na matriz editorial, a “Plateia”, mais elitista, até porque mais cara, fez um percurso de sucesso lado a lado com outra estrela da companhia, a revista “Crónica Feminina”, lançada uns anitos mais tarde (1956). Todavia, também esta acabou por morrer pelos anos 80.

 

revista plateia logo

revista plateia nr 1

-A capa da edição Nº 1 – 1 de Abril de 1951

revista plateia interior 1

revista plateia sn_01

revista plateia sn_02

revista plateia sn_03

revista plateia sn_04

revista plateia sn_06

revista plateia poster sn_01

- Um dos habituais posters centrais com belas mulheres do panorama do espectáculo português, e, sobretudo, estrangeiro.

plateia poster 2

plateia poster 3

3 comentários:

  1. Boa tarde,

    Eu gostaria muito de saber se existe algum arquivo dessas revistas, pois a minha mãe era cantora e na época com bastante sucesso e foi capa e manchete dessas revistas várias vezes, mas após uma tragédia ocorrida em nossa casa, perdeu-se todo o seu porte fólio...

    A minha mãe é a SISSI...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, sou filha de Vitoriano Rosa e lembro-me de o meu pai falar de Sissi. Tenho algumas Plateias, muitas delas encadernadas...Poderei eventualmente procurar alguns artigos, digitalizar e enviar-lhe.Cumprimentos.

      Eliminar
  2. Cara Carla Oliveira, pode entrar em contacto comigo pois para além de ter a colecção quase completa das revistas Plateia, tenho discos e artigos sobre a sua mãe. Pode consultar o meu blogue e lá terá o meu contacto: bairrodovinil.blogspot.com

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: