13/04/2012

Diário das Fábulas da Floresta Azul

diario das fabulas 01

image





image

A memória foi levantada no nosso espaço no Facebook, mas creio que a ela já aludimos uma ou outra vez, nomeadamente no nosso extinto fórum.
Trata-se da série “Diário das Fábulas da Floresta Azul” que nos princípios dos anos 70, ainda na RTP a “preto-e-branco” costumava entreter a petizada uns escassos 5 minutinhos antes do Telejornal da noite, integrada na rubrica TV Infantil. Veja-se acima um recorte de uma revista da época, no caso, referente à programação de uma Terça-Feira de Maio de 1974.

Esta belíssima série é de origem holandesa, no original, “Falbeltjeskrante”, produzida em 1968, com bonecos animados pela técnica “stop motion”. Só há relativamente pouco tempo é que descobri a (quase improvável) origem da série, pois até aí estava inclinado a admitir  tratar-se de uma  produção da RTP, o que não deixava de ser esquisito pois as referências a ela são praticamente inexistentes.

O principal personagem era o Mocho Jacob, que, empoleirado no ramo da sua árvore,  narrava as histórias, baseadas nas fábulas de La Fontaine e outros autores clássicos, mas era acompanhado de muitas outras figuras (veja-se a galeria no sítio ou aqui), nomeadamente o lobo Bóris.
A série, para quem tinha 10 anitos, por aí, era deliciosa e tinha apenas um único inconveniente, que era o de cada episódio durar um abrir-e-fechar-de-olhos (Mais ou menos 5 minutos). Ficava-se à espera do dia seguinte, o que nem sempre sucedia pois a sua exibição não era muito regular e frequentemente alternava com outras séries de curta duração.

Que saudades….

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: