13/04/2012

Diário das Fábulas da Floresta Azul

diario das fabulas 01

image





image

A memória foi levantada no nosso espaço no Facebook, mas creio que a ela já aludimos uma ou outra vez, nomeadamente no nosso extinto fórum.
Trata-se da série “Diário das Fábulas da Floresta Azul” que nos princípios dos anos 70, ainda na RTP a “preto-e-branco” costumava entreter a petizada uns escassos 5 minutinhos antes do Telejornal da noite, integrada na rubrica TV Infantil. Veja-se acima um recorte de uma revista da época, no caso, referente à programação de uma Terça-Feira de Maio de 1974.

Esta belíssima série é de origem holandesa, no original, “Falbeltjeskrante”, produzida em 1968, com bonecos animados pela técnica “stop motion”. Só há relativamente pouco tempo é que descobri a (quase improvável) origem da série, pois até aí estava inclinado a admitir  tratar-se de uma  produção da RTP, o que não deixava de ser esquisito pois as referências a ela são praticamente inexistentes.

O principal personagem era o Mocho Jacob, que, empoleirado no ramo da sua árvore,  narrava as histórias, baseadas nas fábulas de La Fontaine e outros autores clássicos, mas era acompanhado de muitas outras figuras (veja-se a galeria no sítio ou aqui), nomeadamente o lobo Bóris.
A série, para quem tinha 10 anitos, por aí, era deliciosa e tinha apenas um único inconveniente, que era o de cada episódio durar um abrir-e-fechar-de-olhos (Mais ou menos 5 minutos). Ficava-se à espera do dia seguinte, o que nem sempre sucedia pois a sua exibição não era muito regular e frequentemente alternava com outras séries de curta duração.

Que saudades….

4 comentários:

  1. O que eu adorava este programa...

    ResponderEliminar
  2. Olá! Estou simplesmente encantada por encontrar este post!
    Será que consigo encontrar vídeos deste programa em português? Tentei procurar, mas sem sucesso. Se você puder me ajudar, eu agradeço muito!

    ResponderEliminar
  3. Há mais de 30 anos que ando à procura destes desenhos animados. Obrigado. ^Quem souber onde posso ver algum dos vídeos, agradeço

    ResponderEliminar
  4. Então, eu só consigo encontrar o original em holandês. É só procurar por De Fabeltjeskrant no youtube que tem bastante coisa lá. Mas em português você era a minha esperança, rs

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

TALVEZ QUEIRA REVER