Rebuçados Zoológicos Vitória

 rebucados vitoria 01

Quase 6 anos depois, volto às memórias relacionadas com a colecção de cromos “Rebuçados Zoológicos Vitória”, também conhecidos pelos “animais” ou pelos “bichinhos”.
Desta vez para publicar e comparar as páginas e cromos de duas diferentes edições; a primeira de meados dos anos 40 e a segunda do final dos anos 60, princípios de 70, precisamente a que coleccionei aquando criança.
As diferenças são notórias já que na edição mais antiga, os desenhos dos cromos eram mesmo muito básicos, certamente desenhados por alguém pouco habilidoso tanto nas questões de desenho como nos conhecimentos da anatomia animal.

Na edição mais recente, e certamente das últimas, os cromos foram redesenhados por Carlos Biel e de um modo geral são mais apelativos e agradáveis de coleccionar. De referir que nesta revisão, alguns dos animais foram substituídos por outros, mantendo-se, porém, o grosso da ordenação e correspondência entre todos os 200 “bichinhos”, nomeadamente os três carismáticos “bacalhau”, Nº 42, a “cobaia”, Nº  147 e o “cabrito”, Nº 199. Na edição antiga alguns animais eram representados nos dois géneros (masculino e feminino, como gato e gata), o que foi corrigido nas edições finais.

Uma das características comuns a ambas as edições é a impressão dos cromos com cores sortidas, isto é, o mesmo cromo poderia ter qualquer umas das várias cores adoptadas, como preto, azul, sépia, verde, vermelho, nuance que permitia que, depois de colados os cromos, as páginas ficassem com um colorido interessante. Resta acrescentar que alguns meus colegas, mais “esquisitinhos”, faziam por coleccionar cada página com cromos de cores iguais o que, é fácil perceber, dificultava bastante o preenchimento. Claro que havia outras opções, como colunas ou linhas com cromos de diferentes cores. Mas no geral, esquecendo esses preciosismos, que na realidade davam um interessante efeito, no geral a rapaziada ia colando conforme iam saindo, fossem pretos, azuis, vermelhos ou verdes.

Apesar da delicadeza ou fragilidade da caderneta e dos cromos, em “papel cebola”, prejudicados ainda pelas colas artesanais usadas pela criançada para fixar os cromos às cadernetas, a verdade é que as poucas sobreviventes continuam a exercer um encanto e fascínio próprios. Por outro lado, as colecções completas e em bom estado podem atingir valores exorbitantes, nomeadamente as primeiras edições, mais rústicas ou toscas mas muito mais raras e valiosas sob um ponto de vista de artigo coleccionável.

rebucados vitoria 02 

rebucados vitoria bacalhau old

rebucados vitoria bacalhau new

rebucados vitoria cabrito old

rebucados vitoria cabrito new

Nota 1: Segundo informações, não confirmadas, a Fábrica de Confeitaria Vitória, da Rua da Vitória Nº 261 - Porto, terá sido fundada por Manuel Joaquim Dias, em 1924, que geriu a empresa até 1947 altura em que lhe sucedeu o filho e sócio, Manuel Amil Dias.

Nota 2: Já depois da publicação deste artigo, apareceu por aí à venda uma reedição desta colecção, mas, obviamente, que não é a mesma coisa. De todo. De resto, todo o encanto da colecção reside nas memórias e experiências ligadas à colecção original e a esses recuados tempos. Ora as reedições, podendo ajudar a memória, não podem, seguramente, substituir algo insubstituível. Ademais, tem dado azo a oportunistas que procuram vender as cadernetas ou os cromos avulso como se os antigos originais  fossem. 

Comentários

  1. falta a cobaia ?

    ResponderEliminar
  2. da para comprar os cromos que falta

    ResponderEliminar
  3. Quanto custa uma colecção ,Victória

    ResponderEliminar
  4. Salvo melhor opinião, estou em crer que a 2a edição das Vitórias ocorreu em finais de 50 até princípios/meados de 60, porque o meu irmão colecionava-as por essa altura. Eu nasci em 60, e lembro-me de ele as comprar antes ainda de eu ingressar na Primária (1963 - 64 - 65)... Será?
    Em todo o caso, belo, claro e completo artigo, adorei lê-lo!

    ResponderEliminar
  5. No princípio dos anos 70, ainda se vendiam as "Vitórias". Comprávamos esses rebuçados, apenas pelos cromos dos animais.
    O rebuçado, não prestava para nada.
    Era um melaço grosseiro, e rasca, que colava-se aos dedos.
    Tínhamos que raspar o melaço do papel, para ficar com o cromo.
    Nunca consegui completar a caderneta.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF