Um Ano sem Domingos – Série TV


Em 1973 passava na RTP (a preto-e-branco, pois claro), às sextas-feiras, logo a seguir ao almoço,  “Um Ano Sem Domingos”, uma interessante série alemã, no original “Ein Jahr ohne Sonntag”.
Foi realizada em 1970 e contava com 13 episódios de sensivelmente 25 minutos cada.

Grosso modo, como nos diz a imagem abaixo, a série tinha como ponto fulcral a relação de uma jovem mãe, a Sr.ª Ina Sonntag (karin Baal) com os seus dois petizes, Mathias (Florian Halm) e Nicki (Nicky Makulis) e as dificuldades nas relações e aspectos da educação face à ausência do seu marido, o engenheiro Robert Sonntag (Gotz George), encarregado pela construção de uma central nuclear num país estrangeiro.

Confesso que me lembro da série embora o tempo se encarregasse de apagar alguns pormenores. É claro que nessa altura na minha posição de pequeno espectador, colocava-me apenas na posição dos petizes.

Pelas informações agora obtidas, os 13 episódios dividiam-se em duas temporadas (6+7 episódios), sendo que a segunda série  tinha como título “Um ano com Domingo” (“Ein Jahr mit Sonntag”), já com o pai Robert na companhia da esposa e das crianças, e com outro tipo de dificuldades na relação da família, desde logo pela especificidade do emprego do engenheiro Robert. Pessoalmente não tenho memória dessa particularidade quanto ao título.

Na web são poucas as referências relativas a esta série e praticamente, como seria de esperar, quase só em alemão.
Para terminar esta memória, um realce para a curiosidade do trocadilho do título, já que Sonntag traduz-se por Domingo mas é simultaneamente o apelido da família.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF