Alice no País das Maravilhas

 

image

image

image

Passam hoje 148 anos (4 de Julho de 1865) sobre a publicação de "Alice's Adventures in Wonderland", em português como  "Alice no País das Maravilhas", a mais emblemática e conhecida obra literária de Charles Lutwidge Dodgson, pseudônimo de Lewis Carroll.


As aventuras narradas no livro, passadas num mundo para além do espelho da menina Alice, com mais ou menos pormenores são conhecidas de todos, transpondo gerações e certamente que no futuro vai continuar a ser palco para o sempre fértil  imaginário infantil.

Ao longo do tempo, o livro e a história foram pretexto, inspiração e adaptação para filmes e outros géneros artísticos desde teatro, musicais, animação e até filmes no âmbito da pornografia. Certamente que no futuro continuará a ser um filão inesgotável para outras adaptações.

O mais recente filme é de 2010, de Tim Burton, com Mia Wasikowska e Johnny Deep, “Alice in Wonderland”. Outro marco importante é o filme de animação da Disney, de 1951, também intitulado “Alice in Wonderland”. Toda a lista de adaptações e variações começou no distante ano de 1903 com o filme mudo, de Cecil M. Hepworth e Percy Stow,  para variar, também com o mesmo título.

A propósito: Vai um joguinho? Outro?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF