Almanaque de Santa Zita

 

Hoje trazemos à memória o “Almanaque de Santa Zita – Almanaque da Família”. É um produto editorial das Obras de Santa Zita, e faz parte de um grupo de outras publicações. Esta instituição, com origem na cidade da Guarda e fundada em 1 de Abril de 1931 pelo Monsenhor Joaquim Alves Brás,  tem já uma longa e rica História e define-se simultaneamente como uma obra de Família, Social e da Igreja. É igualmente uma associação com estatuto de IPSS – Instituto Particular de Solidariedade Social. Tem como lema “Mãos no trabalho e coração em Deus”. Convenhamos que, generalizando,  hoje em dia este é um lema que pouco ou nada assenta na actual sociedade.

Quanto ao almanaque, de acordo com informações colhidas junto da própria instituição, ele surgiu em 1941 - inserido no Almanaque de S. Miguel; Em 1942 e 1943 permaneceu  com o título de Almanaque de S. Miguel, mas o conteúdo era da Obra de Santa Zita.
Em 1944 surgiu como Almanaque de Santa Zita - Almanaque da Família, mantendo-se de forma regular até aos dias de hoje.

O Almanaque de Santa Zita segue a linha editorial de muitos outros ligados a instituições religiosas, com conteúdos diversos desde orações, reflexões, curiosidades, humor, adivinhas, pensamentos, passatempos, receitas de culinária e as habituais sentenças relativas a cada mês do ano, incluindo conselhos de agricultura para a horta e jardim, provérbios, etc.

Download da edição de 2012.

image

image

santa zita 1977

almanaque santa zita capa1

santa zita 1949

almanaque santa zita capa2

santa zita cc

almanaque santa zita folha1

almanaque santa zita folha2

image 

santa zita 1963

image

image

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF