Hoje trazemos à memória o “Almanaque de Santa Zita – Almanaque da Família”. É um produto editorial das Obras de Santa Zita, e faz parte de um grupo de outras publicações. Esta instituição, com origem na cidade da Guarda e fundada em 1 de Abril de 1931 pelo Monsenhor Joaquim Alves Brás, tem já uma longa e rica História e define-se simultaneamente como uma obra de Família, Social e da Igreja. É igualmente uma associação com estatuto de IPSS – Instituto Particular de Solidariedade Social. Tem como lema “Mãos no trabalho e coração em Deus”. Convenhamos que, generalizando, hoje em dia este é um lema que pouco ou nada assenta na actual sociedade.
Quanto ao almanaque, de acordo com informações colhidas junto da própria instituição, ele surgiu em 1941 - inserido no Almanaque de S. Miguel; Em 1942 e 1943 permaneceu com o título de Almanaque de S. Miguel, mas o conteúdo era da Obra de Santa Zita.
Em 1944 surgiu como Almanaque de Santa Zita - Almanaque da Família, mantendo-se de forma regular até aos dias de hoje.
O Almanaque de Santa Zita segue a linha editorial de muitos outros ligados a instituições religiosas, com conteúdos diversos desde orações, reflexões, curiosidades, humor, adivinhas, pensamentos, passatempos, receitas de culinária e as habituais sentenças relativas a cada mês do ano, incluindo conselhos de agricultura para a horta e jardim, provérbios, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.