David Niven

 

david_niven_sn1

Passam hoje 30 anos após o falecimento de David Niven (1 de Março de 1910 - 29 de Julho de 1983), um carismático actor britânico que ao longo da sua carreira participou numa vasta filmografia, desde o início dos anos 30 até quase ao final da sua vida.
Dos muitos filmes que marcaram a sua carreira, e no que se refere às minhas memórias, destaco-o sobretudo pela sua participação no "Around the World in Eighty Days", no português "A Volta ao Mundo em 80 Dias" (vencedor do Óscar de melhor filme, em 1957), baseado na obra clássica do escritor francês Jules Verne.


Nesse filme, do ano de 1956, David Niven desempenhava o papel de Phileas Fogg (...um inglês metódico e rico, que, durante um jogo de cartas com seus colegas do Reform Club de Londres, faz uma aposta sobre a possibilidade de se completar a volta ao mundo em apenas 80 dias. Para provar que isso era possível, parte ele mesmo, acompanhado apenas de Jean Passepartout, seu empregado recém-contratado, nessa surpreendente viagem. Os dois conhecerão vários lugares do mundo e viverão diversas aventuras. - fonte: wikipédia).


É claro que tenho memórias deste inconfundível inglês noutros filmes de referência, incluindo “Os Canhões de Navarone”, de 1961, “A Pantera Cor-de-Rosa”, de 1963, mas esta aventura à volta do mundo  é das que mais recordações me trazem, desde logo porque David Niven contra-cenou com outra carismática e popular figura da comédia, o mexicano Cantinflas, então no papel de Passepartout, fiel criado de Phileas Fogg.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF