Pepsi e Coca Cola

 

Falar da Pepsi, é falar da Coca-Cola e vice-versa. É por demais conhecida e inevitável a rivalidade comercial e de afirmação destas duas populares marcas, ambas nascidas nos Estados Unidos  final do séc.  XIX, sendo que a Coca-Cola é um pouco mais antiga (1886 contra 1898), mas ambas referentes a um produto específico mas muito semelhante, uma bebida gaseificada com sabor a caramelo e cola. Creio mesmo que a grande diferença entre um e outro produto é mesmo a marca.


Ao longo do tempo ambas as empresas apostaram fortemente na publicidade como forma de afirmação, incluindo o apoio a grandes eventos desportivos, como os mundiais de futebol e jogos olímpicos. Porventura neste aspecto a Coca Cola sempre foi mais abrangente e incisiva, mas a Pepsi, pelo menos em determinados períodos, sempre procurou contrariar essa predominância.

Seja como for, a existência destas duas grandes marcas de um produto em tudo semelhante, é um daqueles casos de concorrência em que sobra sempre algo de positivo para o consumidor ou, pelo menos, para o mercado da publicidade  já que ambas estão entre as maiores empresas anunciantes e patrocinadoras à escala do planeta.

pepsi cola

pepsi cola pub sn

coca cola mexico 86 sn 

coca cola los angels

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF