Falar da Pepsi, é falar da Coca-Cola e vice-versa. É por demais conhecida e inevitável a rivalidade comercial e de afirmação destas duas populares marcas, ambas nascidas nos Estados Unidos final do séc. XIX, sendo que a Coca-Cola é um pouco mais antiga (1886 contra 1898), mas ambas referentes a um produto específico mas muito semelhante, uma bebida gaseificada com sabor a caramelo e cola. Creio mesmo que a grande diferença entre um e outro produto é mesmo a marca.
Ao longo do tempo ambas as empresas apostaram fortemente na publicidade como forma de afirmação, incluindo o apoio a grandes eventos desportivos, como os mundiais de futebol e jogos olímpicos. Porventura neste aspecto a Coca Cola sempre foi mais abrangente e incisiva, mas a Pepsi, pelo menos em determinados períodos, sempre procurou contrariar essa predominância.
Seja como for, a existência destas duas grandes marcas de um produto em tudo semelhante, é um daqueles casos de concorrência em que sobra sempre algo de positivo para o consumidor ou, pelo menos, para o mercado da publicidade já que ambas estão entre as maiores empresas anunciantes e patrocinadoras à escala do planeta.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.