Férias 2013

marvao_2013_1

marvao_2013_2

O Santa Nostalgia tem sido pouco produtivo nestes últimos dias devido ao merecido regime de férias. Ainda há uns dias para aproveitar. Na próxima semana andaremos por terras do Alto Douro, e espera-nos por algumas noites uma confortável cama numa conhecida quinta vinhateira na zona do Pinhão.

Nesta semana, que está a acabar, foi uma visita pela zona nascente do Alto Alentejo: Évora, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal, Terena, Reguengos de Monsaraz, Monsaraz, Alqueva, Mourão, Olivença (sim, é portuguesa), Elvas, Portalegre, Marvão, Castelo de Vide, Nisa, Vila Velha de Ródão, entre outras, foram terras e locais que mereceram a nossa visita. É verdade que apanhamos o inferno alentejano com 42 de temperatura (34 às 23 horas em Mourão), mas valeu a pena. Ficamos com os olhos e a alma repletas de Alentejo, mesmo que tenha sido uma correria. As noites foram passadas na Vila Planície (Telheiro – Monsaraz) e no Hotel El-Rei D. Manuel (Marvão – fotos acima).

De todos os belíssimos locais visitados, repletos de História, se tivesse que escolher os mais marcantes, sem dúvida Marvão, Castelo de Vide  e Monsaraz. Numa nota de 1 a 10, Marvão, com nota 10, será porventura uns dos locais mais belos deste nosso Portugal, até pelo aspecto cuidado da zona histórica, o que, infelizmente, é pouco vulgar no nosso país. Castelo de Vide é também uma preciosidade mas, pelo menos no burgo medieval dentro da muralha, bem como zona envolvente, salta à vista o desleixo e a necessidade de obras de requalificação. Também espectacular é a bela Olivença (que os espanhóis teimam em não devolver).

Apesar da situação, que julgamos nunca se ir resolver,  porque coragem e coerência não são qualidades dos governantes, são notórias as marcas da pertença de Portugal, pelo menos no património já que na cultura poucos serão os que efectivamente terão interesse em que a cidade seja devolvida à administração portuguesa. Pela parte dos espanhóis, obviamente, puxam a brasa à sua sardinha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF