Coelima – No vale dos lençóis

lencois coelima

- Cartaz de 1976

 

A Coelima é uma marca de têxteis, localizada em Pevidém – Guimarães, popularmente associada a lençóis.

Quanto à sua História, como pode ler-se no sítio oficial  “Em 1922, tudo começava com um tear manual e o sonho de um homem. Este sonho ao tornar-se realidade, transforma-se numa das maiores, melhores e mais actualizada unidade fabril têxtil da Europa. Ao olharmos à nossa volta descobrimos objectos pensados (e preparados) para nos seduzir… Ou servir… Ou ambas… Em todos encontramos o Design… Essa arma poderosa torna o útil belo e o belo indispensável; essa disciplina mágica que une estética à funcionalidade.”

Fundada por Albano Martins Coelho de Lima, em 1922, a Coelima – Indústrias Têxteis, S.A. é uma das participadas do Grupo MoreTextile, o maior projecto empresarial de têxteis-lar em Portugal e o maior grupo industrial do sector na União Europeia.

Há várias décadas que a Coelima é reconhecida como uma das mais prestigiadas empresas de têxteis lar em todo o mundo, mas a aposta reforçada na inovação, design, qualidade e serviço, representa actualmente o que de melhor se faz na Europa em termos de têxteis-lar.

Sob o lema “A imaginação como limite e o mundo como inspiração” tem como objectivo crescer com e para a satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores, accionistas, apostando na formação profissional e especialização nas diversas áreas do sector têxtil com vista ao desenvolvimento de novos têxteis técnicos, assegurando a produção de roupas de casa exclusivas e de qualidade. O produto final, sejam edredões, fronhas, lençóis, toalhas de mesa e banho, obedece a rigorosos critérios estéticos, de conforto e de ecologia.

A Coelima serve de “umbrela” às seguintes colecções de roupas de casa destinadas ao segmento médio/alto: Goldcrest by Coelima, em Portugal e Espanha; Dalmases, em Espanha; Helena Springfield, em Inglaterra. As marcas podem ser adquiridas em lojas multimarcas espalhadas por toda a Europa. Desde sempre a Coelima mostrou ter cuidados especiais na escolha dos materiais e das formas que lhe dá e, por isso, é fácil descobrir produtos pensados para seduzir. Ou servir. Em todos apresenta um design, que une estética e funcionalidade.

Mais do que inovadora, a Coelima é uma empresa com história. Um novelo de memórias que interessa desfiar para depois tecer um novo pano!

Actualização em Junho de 2023:

Apesar da sua longa e rica história, a Coelima tem passado por graves crises e a última delas depois da insolvência em grande parte pela quebra de vendas no período da pandemia Covid 19, levou à sua compra por parte da Mabera, por 3,7 milhões de euros em Junho de 2021. No ano seguinte os indicadores eram bons para a empresa em processo de recuperação, mas ainda com dificuldades. Na actualidade, com a idade já centenária, desconhecemos a sua real situação presumindo-se que num rumo positivo.

Comentários

  1. A Coelima é sem duvida uma referencia a nivel da industria Nacional e uma sobrevivente. Da Coelima guardo sobretudo a recordação duma das melhores equipas portuguesas de ciclismo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF