Don Adams - “Olho Vivo” – Série TV

 

image 

image

Passam hoje 8 anos sobre o falecimento de Don Adams (Donald James Yarmy) (Nova Iorque, 13 de Abril de 1923 — Los Angeles, 25 de Setembro de 2005).


O nome deste actor pouco ou nada dirá a muitos, sobretudo das novas gerações, mas se dissermos que entre nós ficou conhecido pela sua característica interpretação como Maxwell Smart na série de televisão "Olho Vivo", no original "Get Smart", então certamente a apreciação muda de figura.

De facto "Olho Vivo", com origem nos Estados Unidos, foi uma série muito popular, no que se prova pela sua longa lista de 138 episódios, com cerca de 30 minutos cada, produzidos ao longo de meia dúzia de anos (de 1965 a 1970). Na RTP passou também no final dos anos 60 e também nos anos 70 mas com reposições posteriores. De resto a série, ainda como o mesmo actor, teve uma sequela mais recente, em 1995, sendo que, obviamente, sem o encanto do original. Foi ainda a base para o filme de 2008, com o título de "Get Smart", com Steve Carell e Anne Hathaway.


"Olho Vivo" tinha como temas condutores acções de espionagem, investigações, e o contexto inevitável da Guerra Fria, muito na linha do agente 007, James Bond, de resto um dos pontos de partida ou de inspiração para a série, mas com um cunho de humor e comédia e muito non sense.


Para o sucesso da série, da personagem e intérprete, também contribuiu a frequente companheira de Maxwell, a agente 99, interpretada por Bárbara Feldon.

 

image

image

- Genérico de entrada - link

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF