Pedalando – Prof. Leonel Moreira da Costa

 

Hoje trago à memória o manual escolar “Pedalando – Língua Portuguesa – 4º ano de escolaridade”, edição de 1987, com autoria do Professor Leonel Moreira da Costa e editado pela Editora Educação Nacional, L.da. Tem as dimensões de 125 x 246 mm e contém 112 páginas na sua maioria com ilustrações e fotografias a cores.

Desde os meus tempos da escola primária que associo manuais escolares com o Prof. Leonel M. da Costa, e até me recordo do trocadilho que a nossa turma fazia em relação a um colega de carteira chamado similarmente Leonel da Costa Moreira (infelizmente deixou-nos muito novo).

Numa circunstância que não vem ao caso, no início dos anos 80 tive o privilégio de conhecer pessoalmente o Prof. Leonel M. da Costa. Nasceu em Vale de Cambra e fez estudos em Oliveira de Azeméis, concelho vizinho. Em Viseu frequentou o curso do Magistério de Professor Primário, actividade que exerceu ao longo de quase três décadas, repartindo-a, a partir de meados dos anos 60  com a actividade de editor.

Em 1986 adquiriu a velhinha Editora Educação Nacional (fundada nos anos 30) num altura em que esta estava praticamente em situação de falência. Daí que o livro que trazemos à memória já tenha sido produzido pela editora a si pertencente. Hoje a Editora Educação Nacional parece respirar saúde e possui um vasto catálogo que abrange diversas áreas incluindo a ditáctica, infanto-juvenil e, como não podia deixar de ser, os manuais do escolar e pré-escolar.

livro leitura pedalando 1

livro leitura pedalando 2

livro leitura pedalando 3

livro leitura pedalando 4

livro leitura pedalando 5

livro leitura pedalando 6

livro leitura pedalando 7

livro leitura pedalando 8

Comentários

  1. O Prof. Leonel foi meu mestre na 4ª. classe no Colégio de S. Luís em Espinho, ano lectivo de 1961 / 1962.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF