28/02/2015
Ciências Naturais – Prof. Pedro de Carvalho
26/02/2015
Buffalo Bill
Passam hoje 169 anos sobre o aniversário de nascimento de William Frederick Cody (Iowa, 26 de fevereiro de 1846 — Denver, 10 de janeiro de 1917), que ficou conhecido para a História como Buffalo Bill, uma lendária figura e pioneiro do velho oeste americano.
Pela sua vida real, que também inclui aspectos menos apreciáveis, como a exagerada caça ao búfalo e respectivas consequências danosas para os nativos que dependiam desta animal, e por isso muito para além do que realmente fez, os filmes, a televisão e sobretudo a Banda Desenhada, transformaram-no num herói mítico, numa mistura indissociável de pioneiro e cowboy. Por isso, sobretudo para as gerações de 40 a 70, que encontravam nesses meios de entretenimento e cultura as suas referências, Buffalo Bill é sinónimo de aventuras, índios e cowboys actuando nas inolvidáveis e imensas paisagens do velho oeste americano.
Fruto da realidade ou fantasia, é pois, uma das figuras que faz parte das memórias infanto-juvenis de várias gerações, em que me incluo.
15/02/2015
Cartilha Portuguesa–1912–António Justino Ferreira
CARTILHA PORTUGUESA - Sistema racional e prático de leitura por António Justino Ferreira
ASA Editora de A. Figueirinhas - Porto
Ano 1912
Formato: 120 x 180 mm - capa-dura - 124 páginas