Postais do S.L. Benfica – Época 71/72


Hoje trago à memória a colecção de cromos de futebolistas do S. L. e Benfica, em formato postal (105 x 155 mm),  editada pela já desaparecida editora Agência Portuguesa de Revistas, na época futebolística de 1971/1972.
São 18 belos postais, sem numeração, representando individualmente os seguintes jogadores:
José Henrique, Bento, Artur, Humberto Coelho, Malta da Silva, Jaime Graça, Adolfo, Diamantino, Vitor Martins, Toni, Simões, Rui Rodrigues, Artur Jorge, Eusébio, Néné, Messias, Jordão e Vitor Baptista.
É uma colecção extremamente rara e pouco vista mesmo em sítios online de vendas e leilões, Já uma colecção anterior, com jogadores do final da década de 60, com os jogadores represnetados a meio corpo, é mais vulgar e essa aparece com frequência.
Como curiosidade, o facto do guarda-redes José Henrique se fazer fotografar com as três “balizas de prata”, troféus que tinha vencido como o mais regular no campeonato (troféu instituído pela revista “Crónica Feminina” editada pela própria Agência de Revistas.
Graficamente, cada jogador é minuciosamente recortado e “montado” sobre o mesmo cenário o que empresta homogeneidade à colecção. Na parte posterior do postal, um resumo biográfico de cada jogador escrito em português, inglês e francês. Cada postal nessa altura tinha um custo de 2$50 no Continente e 3$50 no Ultramar.
 

 
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF