Bonanza – Mapa de Ponderosa

image

Gosto de mapas geográficos, reais ou imaginários e sobretudo os mais antigos.
Um dos mapas mundialmente conhecido é o do rancho de Ponderosa, no estado norte-americano do Nevada, uma vasta propriedade rural pertencente à família Cartwright, imaginário palco e cenário de "Bonanza", uma popular série de televisão, de temática western, produzida pela NBC entre os anos de 1959 e 1973 e que em Portugal passou na RTP, ainda a "preto-e-branco" nos anos 60 e 70 e que, normalmente ao sábado à tarde,  prendia a atenção e o fascínio da rapaziada de então.

O mapa de Ponderosa foi elaborado a partir de uma zona geográfica real, situada no estado do Nevada, incluindo elementos como os Lagos Tahoe e Washoe e as cidades de Virginia City, Carson City e Reno. Todavia tem algo de imaginário porque apresenta várias imprecisões relativamente à orientação e à escala. De facto o mapa não está orientado a norte porque, justificou o autor, para um melhor enquadramento. Esta imprecisão seria resolvida com a introdução da rosa dos ventos indicando o norte mas o mapa não tinha, obviamente, que ser rigoroso.

Alguém procurou sobrepor o mapa da série ao mapa real e seguindo a configuração geométrica e a sua relação com o Lago Tahoe, concluiu que o rancho Ponderosa teria uma área aproximada a 220 km2. Por outro lado a distância da cidade de Virginia City, que os Cartwright visitavam com frequência, ao limite mais próximo do rancho, em linha recta, seria à volta de 20 km (40 ida e volta) o que, mesmo a cavalo, seria pouco provável ser visitada com a frequência e sobretudo com a rapidez com o que na série se fazia supor.

O mapa aparecia no genérico de abertura da série, a consumir-se em chama, para no plano de fundo aparecer a cavalo o grupo dos heróis da série.
O mapa foi desenhado pelo artista Robert Temple Ayres o qual faleceu em 2012 com 98 anos de idade. O mapa actualmente pertence a uma instituição (Autry National Center, em Los Angels)  ligada ao seu autor, tendo sido doado pelo criador e produtor da série, David Dortort, falecido em 2010.

image

- o autor ao lado do mapa

image

- os Cartwright

Comentários

  1. o que fala de bonanca foi i e a maior seria de west do mundo na minha epoca lenbro muito bem que guando i a comeca bonanca filme dos cartwright tudo parava pra gente assiste bonanca eu particulamente nao perdia uma seria do cartwright , hoje so saudade desses caras e desses seriado americano de nevada ,

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF