15/10/2016

Bolachas Aliança–Saborosas, deliciosas.

 

bolachas_alianca_sn

Cartaz publicitário de 1961 às bolachas Shortcake da popular marca Aliança.

A Aliança na actualidade e desde 1997, ano em que foi adquirida,  pertence à empresa Vieira de Castro – Produtos Alimentares, S.A. com artigos alimentares comercializados sob a marca Vieira. É uma das maiores fábricas do país com instalações em Gavião – Vila Nova de Famalicão. A Vieira de Castro foi fundada em 1943, então como fabricante de pastelaria tradicional e regional.

Por sua vez a Aliança remonta a 1919 altura em que é criada a Sociedade Industrial Aliança originada pela fusão das anteriores empresas "Fábrica do Caramujo" de Viúva de A.J. Gomes e C.ª e "Cruces & Barros", obviamente mais antigas.

Pelo que se tem lido, porventura na senda do êxito de marcas e artigos vintage, a Vieira de Castro tem o propósito de relançar produtos com a marca Aliança. Não confirmei se já o fez. Oxalá que sim e que mantenha a qualidade e a tradição.

Da Vieira de Castro gosto sobretudo das bolachas de água-e-sal e das amêndoas pela altura de Páscoa. Das bolachas Aliança, tenho memória, de criança, das emblemáticas caixas cúbicas no balcão da mercearia da aldeia de onde se retiravam com cuidado para serem vendidas de forma avulsa. Tants vezes pedi 100 gramas de Bolachas Maria da Aliança. Gostava particularmente das torradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: