Conjunto Típico Fernanda Gonçalves e José Augusto

 

fg1

Hoje trazemos à memória o Conjunto Típico Fernanda Gonçalves e José Augusto. Foi fundado na cidade do Porto no ano de 1966, por isso há meio século. Para além do casal que davam nome ao grupo, faziam parte da formação original Políbio Cruz (bombo), José Adelino (acordeão), Mário Reis (viola).

Os conjuntos típicos foram muito populares sobretudo nas décadas de 60 e 70, mas passaram pelas  décadas seguintes e ainda hoje existem embora obviamente com mais recursos técnicos (como acordeões electrónicos e caixas de ritmos), mas com alguma fidelidade ao estilo. Modo geral um conjunto típico era marcado pelo som do acordeão, por vezes mais que um, a viola para fazer o baixo, e um bombo. Frequentemente os elementos que cantavam e que por regra não tocavam instrumentos, sempre lá pegavam nos ferrinhos ou na pandeireta. Outra característica ainda comum aos conjuntos típicos, são as indumentárias, normalmente iguais (ou não fossem para um conjunto) e garridas, predominando os tons de vermelho. Hoje, vistas à distância do tempo, não deixam de ser apontamentos curiosos e deveras folclóricos.

Aqui pelo norte, foram famosos, para além deste Conjunto Típico Fernanda Gonçalves e José Augusto, muitos outros como o Conjunto Típico António Mafra, Conjunto Maria Albertina, Conjunto Típico Pai e Filhos, Conjunto Típico Os Marinheiros, Conjunto Típico Armindo Campos, Conjunto Típico Os Lordes, Conjunto Típico Asa D´Ouro, Conjunto Típico Esperança, Conjunto Típico Os Lusitanos,  Conjunto Típico Flores da Lage, Conjunto Típico do Norte, Conjunto Típico Irmãos Leais, Conjunto Típico Peles Vermelhas, Conjunto Típico Estrelas Incomparáveis, Conjunto Típico Estrelas do Norte, Conjunto Típico Os Voadores, Conjunto Típico Os Solitários, Conjunto Típico Nely Correia, etc.. Antes da enxurrada de cantores e bandas pimba, que ainda estão em força, os conjuntos típicos eram cabeça-de-cartaz em muitas festas e romarias.

Com as suas músicas de carácter popular, essencialmente em ritmos de marcha, valsa (vira) e chula, os conjuntos típicos são elementos importantes na história da nosssa música. Na sua origem, embora com as características do popular e tradicional estavam as tendências do movimento pop ye-ye que pelo início da década de 60 se generalizou pela Europa sobretudo nos países latinos, como França, Itália, Espanha e Portugal.

 fg2fg3

fg6

fg4

Comentários

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF