O Sabichão – Pergunte que eu Respondo - Jogo educativo da majora


IMG_20161106_131958

Hoje trago à memória um dos mais bem sucedidos e emblemáticos jogos educativos da Majora, "O Sabichão". Com a referência 628, este jogo foi criado em 1962 e desde logo tornou-se popular graças à particularidade do boneco (o Sabichão) que com o seu ar de mágico ou feiticeiro, com um chapéu cónico, dava a resposta certa à pergunta seleccionada.

O jogo consistia num suporte ou tabuleiro em cartão, constituído pela própria caixa, onde se aplicavam vários conjuntos de cartões contendo um círculo de perguntas e um círculo de respostas sobre diversos temas de cultura geral. Primeiramente colocava-se o boneco Sabichão no centro do círculo de perguntas, encaixado num suporte próprio e de seguida, rodando-se o mesmo pela cabeça, apontava-se-lhe a sua vara metálica para a pergunta pretendida. Seguidamente mudava-se o boneco para o centro do círculo de respostas, sobre uma base chamada espelho mágico e o boneco então rodava apontando a sua varinha em direcção à resposta certa. Na altura, para a criançada, era um pouco misterioso o artifício desta aparente magia, mas obviamente que o sistema consistia em ímans que obrigavam o boneco a girar e a apontar para a resposta em função do ângulo que havia sido rodado na base do círculo das questões.

Os temas das perguntas eram diversos: História de Portugal; Corografia de Portugal; Geografia Geral; O Corpo Humano; Descobertas e Invenções; Os Astros; Artes e Artistas; Literatura Portuguesa.

Numa época em que não havia Internet e a televisão estava a dar os primeiros passos, estes jogos educativos eram meios divertidos de se aprender. Neste aspecto, a Majora tem um rico historial de jogos que em muito contribuiu para o divertimento e cultura de gerações e por conseguinte faz parte das mais carinhosas memórias da nossa infância e adolescência.

A Majora, tem uma longa história, quase com oito décadas. Foi fundada na cidade do Porto em 1939, por Mário José Oliveira. Depois de ter sido encerrada em 2013, felizmente foi adquirida logo depois por um grupo empresarial (The Edge Group) que a pretende relançar aproveitando o insubstituível peso da sua longa história e tradição.Tem sido notícia de que a nova gerência da marca pretende relançar até ao Natal deste ano de 2016 alguns dos seus muitos jogos, incluindo este Sabichão, o Jogo da Glória e tantos outros, bem como entrar no mundo das versões electrónicas de modo a acompanhar as tendências de consumo actual. Boas notícias, sem dúvida.


IMG_20161106_132005
IMG_20161106_132103
image

- Outros Tópicos:
Santa Nostalgia: Colecção Formiguinha – Editorial Majora
Santa Nostalgia: Majora – Colecções Princesinha e Varinha
Santa Nostalgia: História da Fátima contada aos pequeninos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF