.post-body img {margin: 0 auto; text-align: center; }

04/01/2017

Centro Comercial Imaviz

 

centro_comercial_imaviz_sn

-Cartaz publicitário ao Centro Comercial Imaviz, datado de Dezembro de 1975.

O Centro Comercial Imaviz foi inaugurado em em 1975, pelo que o cartaz acima refere-se à sua promoção e divulgação. Foi um dos primeiros no país.

Localizado em Lisboa, na Avenida Fontes Pereira de Melo, Picoas, em Lisboa (próximo do Parque Eduardo VII, tornou-se então num ponto de referência da capital, com vários espaços entre os quais a Discoteca Mitexa e a Boite Whispers. Como muitos outros centros comerciais da época, tanto em Lisboa como no Porto e em muitas outras cidades, caíram em declínio com o aparecimentos das grandes superfícies e com os shopings, bem maiores, mais amplos e com pontos de atracção bem mais ao gosto das novas tendências de consumo e entretenimento, incluindo as zonas de cinema e restauração.

Em 2013 surgiu o Imaviz Underground que pretendia pretendia ser um projecto para reabilitar o Centro Comercial. Houve um impulso positivo inicial com o projecto mas a coisa, por circunstãncias várias, que pouco importam aqui, voltou a murchar e terá já chegado ao fim. Segundo notícias, cortes de electricidade, instalações sanitárias indisponíveis, falta de limpeza e segurança ditaram o consecutivo abandono de lojistas.

17 comentários:

  1. Muita nostalgia..Imaviz..o cheiro a perfume,o chão alcatifado, o lago com as moedas lá em baixo...A Mitexa pertencia ao meu pai. Tempos que deixam saudade..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Lembro da Mitexa2 na Pontinha, a funcionária era a Angela?
      Tempos que marcaram a minha juventude!

      Eliminar
  2. Os pequenos centros comerciais marcaram a minha infãncia nos anos 80. Eramos crianças e como não podiamos fazer muito, lá iamos ao centro comercial comer um gelado ou olhar pras lojas. Nostalgia...

    ResponderEliminar
  3. Filipe Prior06/08/19, 06:10

    Patrícia Duarte, lembra-se se chegou a ter sala de cinema? Obrigado ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Filipe.

      Não me recordo mas tenho quase a certeza que não.

      Eliminar
    2. Sou a filha do dono, construtor e administrador do Edifício Aviz e do Centro Comercial Imagina, Engº João Reis e trabalhei lá de 1977 a 1994. Nunca existiu uma sala de cinema no Imaviz. Havia, por exemplo, drugstore Apolo 70 mas não no Imaviz. Havia o cinema Aviz mas não era nem sequer perto do edifício Aviz.

      Eliminar
    3. O mundo virtual tem destas virtudes: obrigado à Ana Pardal Monteiro por ter esclarecido definitivamente esta questão.

      Eliminar
  4. Obrigado pela resposta: no meu fb, a minha memória disse que sim e originou uma discussão das antigas!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, conheci bem o Centro Comercial Imaviz, seja nos piso térreo, no 1º andar e no segundo, onde se subia as escadas do envidraçado que se via do exterior, em nenhum desses pisos havia sala de cinema. Mesmo em volta do mesmo espaço sinceramente não conheço e de certeza que não existiu. Vivi muito perto na, Av. 5 Outubro e como tal estou à vontade em afirmar tal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Havia cinema sim senhor.Fui lá várias vezes.

      Eliminar
    2. Bom dia a todos, como devem ter percebido, na minha resposta anterior, referia-me a Imaviz e não "Imagina" como saiu e é o mal de usar estes teclados inteligentes com vontade própria eheheh
      O CCI tinha 4 pisos e meio. O piso do Whispers, geladaria (mais tarde Mini Bus) e sala de jogos. O piso que dava acesso direto ao metro Picoas, com várias lojas que foram mudando ao longo dos anos, mas onde havia uma relojoaria, loja de eletrónica, roupas,etc e a parte de baixo da cascata dos desejos entre as duas escadarias principais. Ao fundo a escada de caracol que era a menos usada e que dava acesso ao piso principal ao nível da Fontes Pereira de Melo e às lojas que menos vendiam. Mas acima dava acesso às lojas já no piso superior e porta para o estacionamento ao ar livre do hotel Sheraton. As duas escadarias principais, davam acesso à maioria das lojas mais conhecidas, como a Mitexa, o snack bar Bus e tantas outras de boa memória. Depois ainda havia o piso do banco que só teve acesso pelo interior do CCI durante muito pouco tempo.
      O meu irmão mais velho foi "discjokey" do Whispers desde abertura até passar a bola ao Pedro Tojal, que tal como ele, tinha feito escola em Cascais no Rolls Royce, do mesmo dono Vitor Matias. Eu trabalhei sempre nos escritórios por cima do Teatro Villaret e de 83 a 94 fui a gerente do parque de estacionamento do Aviz. Bons tempos.

      Eliminar
  6. E alguém se lembra da discoteca?

    ResponderEliminar
  7. Fui umas duas vezes á Boite Whispers, lembro dos lagos de peixes com as moedas, lembro do salão de jogos, com os flippers e aqueles jogos da época, como o Pac Man, e da loja de aquários, um velho passatempo meu. E a Mitexa claro, onde comprei muitos Lp´s e também comprava na Mitexa 2 aqui onde vivo. Tempos diferentes, sem telemóveis e Internet...

    ResponderEliminar
  8. José Filipe Saragoça Duarte Prior27/02/22, 14:06

    Parece ficar esclarecido que nunca houve nenhum cinema dentro do CC Imaviz. A memória tem destas coisas...
    Obrigado a todos pelas contribuições.

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.