.post-body img {margin: 0 auto; text-align: center; }

04/01/2017

Centro Comercial Imaviz

 

centro_comercial_imaviz_sn

-Cartaz publicitário ao Centro Comercial Imaviz, datado de Dezembro de 1975.

O Centro Comercial Imaviz foi inaugurado em em 1975, pelo que o cartaz acima refere-se à sua promoção e divulgação. Foi um dos primeiros no país.

Localizado em Lisboa, na Avenida Fontes Pereira de Melo, Picoas, em Lisboa (próximo do Parque Eduardo VII, tornou-se então num ponto de referência da capital, com vários espaços entre os quais a Discoteca Mitexa e a Boite Whispers. Como muitos outros centros comerciais da época, tanto em Lisboa como no Porto e em muitas outras cidades, caíram em declínio com o aparecimentos das grandes superfícies e com os shopings, bem maiores, mais amplos e com pontos de atracção bem mais ao gosto das novas tendências de consumo e entretenimento, incluindo as zonas de cinema e restauração.

Em 2013 surgiu o Imaviz Underground que pretendia pretendia ser um projecto para reabilitar o Centro Comercial. Houve um impulso positivo inicial com o projecto mas a coisa, por circunstãncias várias, que pouco importam aqui, voltou a murchar e terá já chegado ao fim. Segundo notícias, cortes de electricidade, instalações sanitárias indisponíveis, falta de limpeza e segurança ditaram o consecutivo abandono de lojistas.

7 comentários:

  1. Muita nostalgia..Imaviz..o cheiro a perfume,o chão alcatifado, o lago com as moedas lá em baixo...A Mitexa pertencia ao meu pai. Tempos que deixam saudade..

    ResponderEliminar
  2. Os pequenos centros comerciais marcaram a minha infãncia nos anos 80. Eramos crianças e como não podiamos fazer muito, lá iamos ao centro comercial comer um gelado ou olhar pras lojas. Nostalgia...

    ResponderEliminar
  3. Filipe Prior06/08/19, 06:10

    Patrícia Duarte, lembra-se se chegou a ter sala de cinema? Obrigado ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, Filipe.

      Não me recordo mas tenho quase a certeza que não.

      Eliminar
  4. Obrigado pela resposta: no meu fb, a minha memória disse que sim e originou uma discussão das antigas!

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, conheci bem o Centro Comercial Imaviz, seja nos piso térreo, no 1º andar e no segundo, onde se subia as escadas do envidraçado que se via do exterior, em nenhum desses pisos havia sala de cinema. Mesmo em volta do mesmo espaço sinceramente não conheço e de certeza que não existiu. Vivi muito perto na, Av. 5 Outubro e como tal estou à vontade em afirmar tal.

    ResponderEliminar
  6. E alguém se lembra da discoteca?

    ResponderEliminar

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.