06/01/2017

Retrao de Dama Velada – Série TV

 

Hoje trago à memória a série de televisão “Retrato de Dama Velada”, do original italiano “Ritratto di donna velata”.  Foi produzida pela RAI no ano de 1974 e exibida originalmente entre  31 agosto e 14 de setembro 1975. Em Portugal passou na RTP entre Maio e Junho de 1977, sendo exibida às segundas-feiras por volta das 21:00 horas.

A série apenas contou com cinco episódios com a duração de aproximadamente 60 minutos cada. Tal como em Itália, teve sucesso e foi seguida com interesse e suspense, de resto dentro da qualidade das séries de televisão italianas da época.

A acção da série tem lugar em Toscana, entre Florença e Volterra. Envolve  Luigi Certaldo (Nino Castelnuovo), jovem piloto de testes,  com a jovem estudante de arqueologia,   Elise (Daria Nicolodi) a qual parece assumir a reencarnação de uma misteriosa mulher que ostenta um véu que dá nome à série), retratada numa pintura datada do séc. XVI.

O enredo dos episódios, num ambiente gótico, que mistura também elementos e cenários de arqueologia ligados à civilização etrusca, englobam  aparições de figuras misteriosas provenientes do passado, mortes estranhas e inexplicáveis e acasos perturbadores. O jovem pilto vê-se assim envolvido numa trama misteriosa.

Principais intérpretes e personagens:

Nino Castelnuovo: Luigi Certaldo
Daria Nicolodi: Elisa
Luciano Zuccolini: Romano
Manlio De Angelis: Sergio
Luciana Negrini: Sandra

dama_velada_3

dama_velada_0dama_velada_1dama_velada_2

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Talvez queira rever: