"The Hardy Boys" - "Aventuras dos Hardy" - Série TV


Nos anos 70,  a RTP passou uma série de desenhos animados "Aventuras dos Hardy", no original dos Estados Unidos "The Hardy Boys".
Esta série, produzida pela Filmation Studios e exibida na cadeia ABC entre 1969 a 1971, era baseada na popular série de aventuras publicadas em livro a partir dos anos 30, "The Hardy Boys", de autoria de  Franklin W. Dixon, pseudónimo de Edward L. Stratemeyer.
A série teve 34 episódios com uma duração de cerca de 30 minutos cada.
Nesta série em particular, num desempenho certamente não sonhado pelo criador original, os "The Hardy Boys" eram uma banda de música de "rock and roll", formada por um grupo de adolescentes, em que paralelamente à música e suas actuações íam resolvendo casos e mistérios nas aventuras em que entravam.
Paralelamente, recrutada pela produção, existia uma banda real com músicos profissionais, a qual interpretava e dava voz às músicas da série, incluindo o genérico de abertura, participando pelo país em excursões promocionais, chegando mesmo a gravar dois discos, embora estes com sucesso relativo. Os personagens animados eram obviamente inspirados nas figuras reais escolhidas para a banda, também com o mesmo nome "The Hardy Boys".
Uma das curiosidades desta série é que foi a primeira em desenho animado a incluir uma personagem de cor, no caso o guitarrista Pete. A única rapariga do grupo era a bela Wanda.
O tema das aventuras dos Hardy continuou a ser popular, dando lugar a séries posteriores em televisão com personagens reais, intitulada "The Hardy Boys Mysteries". Foram também tema para jogos de computador.

Em certos aspectos, mesmo no do estilo Bubblegum Pop, esta série tem muitas semelhanças com as também populares séries de Scooby Doo, da Hanna Barbera, nomeadamente no enredo e no desvendar de misteriosos casos e no conceito musical da série "The Archie Show", esta também produzida na mesma altura e pela mesma produtora a Filation Studios. O sucesso desta última série, com um tema que foi êxito, "Sugar, Sugar", acabou por dar lugar à banda real para participar em diversos espectáculos.


Comentários

  1. Coincidentemente tinha encontrado recentemente a série televisiva.
    Me lembrando de ter visto a versão em desenho.
    Ao procurar na internet, encontrei alguns desenhos e o mais interessante foi o presente texto e blog.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Lembro desse desenho, gostava principalmente quando eles tocavam e a garota aparecia dançando.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

Colecção Formiguinha – Editorial Majora

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Pub-CF