"Os Vingadores" - Série de TV


Hoje, com algum atraso, e porque a RTP Memória a tem estado a passar, trazemos à recordação a série de televisão "Os Vingadores", do original inglês "The Avengers".  
Esta série foi exibida originalmente entre Janeiro de 1961 e Maio de 1969, com 161 episódios de cerca de 60 minutos cada, ao longo de 6 temporadas. Na RTP do preto-e-branco, pois, claro, foi igualmente exibida ainda nos anos 60. Tornou-se, a par de "O Santo", e muitas outras, numa série de culto dos anos 60.

Os primeiros 26 episódios foram filmados a preto-e-branco e os restantes a cores. A série chegou a ser produzida especificamente para o mercada dos Estados Unidos tendo ali sido exibida em horário nobre pela ABC.

Originalmente a série começou com um rumo que depressa viria a ser mudado já que a figura principal, John Steed (Patrck Macnee) passou de figura secundária para o personagem principal, com o abandono após a primeira temporada da figura do Dr. David Keel. Para além da figura carismática de Steed, tornaram-se populares as suas belas assistentes, como Cathy Gale (Honor Blackman), Venus Smith (Julie Stevens), Emma Peel (Diana Rigg) e ainda, mais tarde, Tara King (Linda Thorson). Pode ser uma opinião discutível mas creio que a mais famosa das assistentes, de 1965 a 1968, foi mesmo a bela Emma Peel, interpretada por Diana Rigg. A série, nas diferentes temporadas e de acordo com as assistentes de Steed, e ainda do acompanhamento dos interesses do mercado televisivo, foi tendo diversos estilos de performance, em muitos aspectos diferenciadores, pelo que para muitos era uma série de algum modo desmultiplicada em várias séries.

"The Avengers foi produzido pela Associated British Corporation (ABC), uma cadeia dentro da rede ITV. Após uma fusão em julho de 1968, o ABC tornou-se a Thames Television, que continuou a produção da série, embora ainda fosse transmitida sob o nome ABC. Em 1969, os Vingadores foram transmitidos em mais de 90 países.[wikipedia]".

A série girava à volta do tema de investigação e espionagem, com acção, mistério e suspense e algum humor, sobretudo na fase da dupla Steed e Emma Peel, contudo num registo sempre leve e descontraído, mesmo que demasiado previsível.  Nesta fase, a série era abrilhantada por temas algo futuristas com referências à ficção científica e de fantasia e mesmo vanguardistas na exibição de alguns elementos como os da moda e associados à Sr.ª Peel. De certo modo foram temas ousados e avançados para a época. Foi possível ver já nessa altura computadores, robôs e até mesmo aviões telecomandados no que hoje são os vulgares drones.

No Youtube é possível ver e rever esta popular série que faz  parte do nosso imaginários de quem nasceu por esses tempos.



Comentários

  1. Quantas saudades dessa época. Não perdia um capítulo. Diana Rigg era minha musa.Patrick MacNee era fabuloso. Eu assistia Os Vingadores, e Os Agentes da UNCLE, minhas séries favoritas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF