Frisumo - Autocolantes



A marca de refrigerantes Frisumo é uma das mais importantes e emblemáticas do nosso mercado e do imaginário colectivo. Eventualmente menos carismática que a concorrente Sumol, mas igualmente importante. De resto, para a pequenada e adeptos do coleccionismo, foi sempre profícua nas ofertas e brindes, como os da campanha (do princípio dos anos 80) a que as imagens acima se referem em que depois de angariados pontos que podiam ser retirados da película interior das cápsulas das diversas garrafas, os mesmos colados num folheto próprio, podiam ser trocados por autocolantes nas lojas aderentes ou directamente na empresa. Cada 12 pontos davam direito a 4 autocolantes. Por sua vez os autocolantes eram muitos (a campanha fala exageradamente em milhões) e diversificados, sobretudo de emblemas e crachás.  Nos sítios de vendas e leilões ainda é possível adquirir alguns desses autocolantes.

A Frisumo foi introduzida no mercado em 1971. Actualmente faz parte do grupo da Unicer, produtora, entre outras, da marca de cervejas Super Bock.
Por informações relativamente recentes,  juntamente com outras marcas como a Frutea e Frutis, a Frisumo estará  a ser produzida pela empresa Font Salem, que adquiriu a anterior fábrica da cerveja Cintra, em Santarém, numa parceria com a Unicer, que decorre do facto desta ter encerrado a anterior fábrica da Rical onde o Frisumo era produzido, com a intenção de a deslocalizar para o norte - Leça do Balio. Para o desemprego foram cerca de centena e meia de trabalhadores, sem dó nem piedade e com um amargo de boca.
Como se vê, voltas e voltas, coisas e loisas do mundo empresarial onde as marcas andam de mão-em-mão ao sabor dos interesses económicos. Quando não são tentáveis, assim como as pessoas, descartam-se.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF