Majora - Fazer as crianças felizes

Por diversas vezes temos falado de nostalgias ligadas ao universo infanto-juvenil e de muitas delas a relação com Editora Majora, uma das emblemáticas marcas nacionais ligadas ao entretenimento editorial dirigido ao público mais jovem.
Sobre a história da Majora, nada melhor que reproduzir o que está escrito no site institucional da empresa/marca:

A Majora é uma marca portuguesa de brinquedos que nasceu em 1939, pelas mãos de Mário José António de Oliveira, que durante gerações estiveram presentes no imaginário português.

Numa altura em que a Europa mergulhava no flagelo da II Guerra Mundial e inspirado por uma viagem que fizera à Alemanha, onde tinha descoberto divertidos jogos de tabuleiro, Mário começou a desenhar jogos na cave de casa dos seus pais, na Avenida Boavista na cidade do Porto. O nome Majora é inspirado no seu próprio nome – MÁrio JOsé OliveiRA.

A marca consolidou o estatuto de divertimento para as crianças com jogos como Pontapé ao Goal, Jogo da Glória, Loto ou O Sabichão que, criado em 1962, foi uma figura de destaque no catálogo da marca. D’ O Sabichão fazia parte um boneco de madeira, pintado muitas vezes pela família de Mário José Oliveira, após o jantar. Com destreza, o mesmo colocava dois pincéis numa mão, pois assim conseguia pintar duas cores ao mesmo tempo; da tinta preta nasciam os olhos, a boca e o nariz.

A criação dos jogos era sempre feita com muito secretismo, no departamento de Invenções da Majora. O desporto foi a inspiração para jogadas de dados que ficaram na memória: Volta a Portugal em Bicicleta, Rally Automóvel ou Corridas de Cavalos são títulos que marcaram uma época. Além dos jogos de tabuleiro, brincadeiras didáticas e desafios de destreza, a Majora teve ainda brinquedos, livros infantis e puzzles. Jogos simples e que as famílias podiam jogar em conjunto.

Valorizando a criatividade e qualidade dos brinquedos, a Majora trabalhou diretamente com vários criativos e ilustradores, como Gabriel Ferrão, que desenhou centenas de tabuleiros e a ilustradora Laura Costa que contribuiu para a ilustração da emblemática Coleção Princesinha entre outros títulos.As temáticas dos mais de 300 jogos didáticos categorizam-se entre desporto, geografia, história de Portugal e a cultura portuguesa.

A missão da Majora é e sempre será: fazer as crianças felizes, trazer sonhos e inspiração.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF