Tempo - Há que tempo...


Cartaz publicitário de 1956 aos veículos alemães "Tempo".

Quase ninguém se recorda desta marca e dos seus veículos de transporte, cujos modelos mais vendidos e populares são precisamente os acima anunciados. Alguns deles, como o "Matador" e o "Winking" num misto de autocarro e carrinha e com formato de algum modo seguido pela Wokswagen com os seus populares "pão de forma". De resto a compoente motorizada era fornecida pela Wokswagen.


A "Tempo"  foi fundada como Vidal & Sohn Tempo-Werke em 1924. Durante a década de 1940, a Tempo produziu pequenos veículos militares. No pós-guerra, a exigência do Bundesgrenzschutz , na Alemanha Ocidental, de adquirir um veículo adequado para a patrulha da fronteira levou à produção do tempo de 80 "e 86" de 1953 a 1957. Os Tempo 80 "e 86" foram construídos usando um chassi de rolamento da Land Rover, mas as tentativas de continuar a produção com os modelos 88 "e 109" não foram bem-sucedidas.

Em 1958, a Firodia Ltd, fabricante indiana de carros (posteriormente adquirida pela Bajaj Auto, renomeada desde 2005 para Force Motors ), iniciou a produção de carros de três rodas Hanseat com a colaboração da Tempo-Werke. Mais tarde, a Tempo introduziu o Matador, que (junto com o Hanseat) era extremamente popular na Índia, onde era usado como mercadoria transportando veículos. O Matador de quatro rodas permaneceu em produção pela Tempo de 1949 a 1967.

Em 1966, a Tempo estabeleceu uma parceria com a Hanomag AG , os veículos produzidos foram vendidos com o nome de Hanomag. De 1967 a 1970, os veículos foram vendidos com o novo nome "Hanomag-Henschel". Em 1971, a Hanomag-Henschel e dentro da Tempo foram compradas pela Daimler-Benz AG. A Tempo permaneceu na produção de vans até 1977. De 1966 a 1977, todos os veículos produzidos pela Tempo foram vendidos com um nome diferente, Hanomag, Rheinstahl-Hanomag, Hanomag-Henschel ou Mercedes-Benz.

Vários veículos Tempo já foram extremamente comuns como mercadorias transportando veículos nas ruas das cidades indianas onde a empresa indiana os comercializava.

[fonte: Wikipédia]






[fotos acima: fonte: link]

Comentários

  1. Não foram também fabricadas com motor Opel ou DKW?

    ResponderEliminar
  2. Não foram também fabricadas com motor Opel ou DKW?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF