09/03/2020

Sumol - A diferença está na filha da fruta


Cartaz publicitário aos refrigerantes da emblemática marca "Sumol". Ano de 1988.

A Sumol foi criada em 1954, criação de António João Eusébio, com o sabor de laranja, mas a empresa que lhe deu vida, a Refrigor, nasceu uns anos antes, em 1945, em Algés. 

Sumol Laranja, a primeira bebida de sumo de fruta pasteurizada a surgir em Portugal, resultou de uma fórmula criada em 1954. Rezam as crónicas que o produto foi apresentado aos consumidores no Verão desse ano, numa embalagem que se tornou emblemática, numa garrafa de vidro pirogravada de 0.25 litros. Estas garrafas mantiveram-se até ao início da década de 1990, sendo então abandonadas em detrimento do plástico.

Em 1958, com a empresa e as vendas a crescerem é lançado o sabor a ananás. mantinha-se a mesma e característica garrafa de cor verde com rótulo pirogravado em branco pelo que a  diferenciação dos sabores era conseguida com a cor da cápsula metálica (carica). A vermelha para a laranjada e a verde para o ananás.

Em 1965 a marca e o produto são publicitados com regularidade na televisão, com o célebre slogan "Um gato é um gato; um cão é um cão; Sumol é tudo aquilo que os outros não são".

Pelos meados dos anos 1970 a marca internacionaliza-se com os seus refrigerantes a chegarem a alguns países como Estados Unidos e Suiça e sobretudo para as então recentes ex-colónias, como Angola,Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.

Nos anos 80 surgem as embalagens em lata e os litrões, embalagens plásticas de 2 litros. Na década de 90 surge o sabor maracujá.

Pelo anos seguintes e até aos dias de hoje a Sumol tem crescido e diversificado os seus produtos, adaptando-os aos hábitos modernos de consumo, incluindo novos sabores. 
Como é habitual na história das empresas, também foram surgindo mudanças comerciais e alteração dos capitais, nomeadamente com a fusão em 2001 com a Compal.

Apesar de tudo, pela parte que me toca, creio que a modernidade veio trazer menos qualidade e sabor. Mas questão de gostos ou, porventura, a memória dos bons sabores associados a tempos idos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.