Raphael - Cantigas e cinema

 


Pelos dias que correm é quase uma figura desconhecida, mas o espanhol Raphael (Miguel Rafael Martos Sánchez),  nascido em 5 de Maio de 1942 em Liñares - Andaluzia, ainda vivo, foi pelos idos anos das décadas de 1960 e 1970 um artista deveras popular, não só no seu país natal como nos países da América latina mas também em Portugal.

Sobretudo cantor, com duas passagens pelo popular Festival Eurovisão da Canção, em 1966 e 1967, obtendo o 7º e 6º lugares na classificação, que o internacionalizaram, também se tornou amplamente popular com suas participações em filmes que misturavam a música e os batidos romances.

O cartaz acima publicado, extraído do jornal "Diário Popular" de 12 de Maio de 1967, anunciava a exibição do filme "Quando Tu Não Estás!, nos cinemas Odéon e Europa. Dizia-se que um romance apaixonante e enternecedor onde se jogam o amor, a ambição, o triunfo e o desespero, tudo bons ingredientes temperados com as cantigas do Raphael.

Comentários

  1. Um dos temas com que ele participou no eurofestival é "Yo Soy Aquel" que tem versões em português de Simone, Tony de Matos ou dos Anjos na novela "Vingança". Ele é quem canta "Maravilloso Corazón Maravilloso" cantado entre nós por Marco Paulo e "Escándalo" gravado entre nós (pelo menos) por José Manuel Concha. http://portalpimba.blogspot.com/2006/09/escndalo-de-jos-manuel-concha.html?m=0

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF