Ciências Geográfico-Naturais - 3ª Classe - Prof. Luís Reina (1974)

 












Hoje trazemos à memória o livro escolar Ciências Geográfico-Naturais, para a 3ª Classe do Ensino Primário, de autoria do Professor Luís Reina.

Trata-se de uma edição da Livraria - Papelaria Aviz - Porto, com impressão nas oficinas da AMBAR. É do ano de 1974 e no caso corresponde à 6ª edição.

Tem as dimensões de 160 x 230 mm, com 60 páginas profusamente ilustradas por Sousa Rocha. Do mesmo título, autor e ilustrador e seguindo a mesma lista de assuntos tratados,  embora com um grafismo diferente, temos no nosso arquivo uma edição de 1967 que partilharemos oportunamente.

Comentários

  1. O professor Luís Reina foi o autor dos meus livros de Matemática do ensino primário (1º - 4º anos), e leccionava na escola onde estudei (1982-86), na Senhora da Hora, concelho de Matosinhos. Não o tive como professor, mas, do que me lembro, a qualidade média dos professores nessa escola era elevada. Levavam o ensino a sério, e não havia margens para facilitismos (excepto os que eram impostos pela lei da época, como fosse a quase impossibilidade de chumbar alguém na transicção do 3º para o 4º ano.

    Foram anos de coisas boas e más, mas no geral gostei bastante. A escola tinha bom ambiente, era interclassista (na minha turma havia crianças filhas de pais abonados e filhos de ciganos, por exemplo), e ensinava (a régua ainda cantava nas palmas das mãos). Duas décadas depois, a minha gramática de 3º/4º anos passou a ser utilizada, numa versão muito simplificada, no 6º ano.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF