Zé Colmeia - Yogi Bear

 


Hoje trago à memória uma popular série de animação, que na RTP do preto-e-branco, pelos idos finais dos anos de 1960 e 1970 animava a criançada. No caso, a série  "Zé Colmeia ",  " Yogi Bear " no original dos produtivos estúdios de animação Hanna Barbera, nos Estados Unidos.

A criação de Zé Colmeia remonta a 1958, então como personagem secundária na série conhecida entre nós por "D. Pixote", no original "The Huckleberry Hound Show". Ora Zé Colmeia foi bastante do agrado da audiência televisiva que logo depois, em 1961, teve direito a uma série própria.

A série decorria no Jellystone, um fictício parque natural que de algum modo remetia para o verdadeiro Yellowstone. Zé Colmeia, com o seu companheiro de trapalhadas, o pequeno urso Boo Boo Bear, entre nós conhecido como Catatau, passava os episódios a arranjar esquemas para roubar cestas com lanches e merendas aos visitantes e campistas do parque, no que invariavelmente corria mal apesar dos seus engenhosos planos.

Outra figura recorrente era o Guarda Smith, que na maior parte das vezes sem fazer nada, acabava sempre por frustrar os planos do urso. 

Em vários episódios aparecia também a personagem Cindy Bear, a bem dizer a namorada do Zé Colmeia, a qual lhe reprovava as artimanhas, mas sem sucesso.

O tema do Zé Colmeia deu azo, anos mais tarde a versões em 3D, nomeadamente a versão em filme de 2010, como a outros suportes, como livros de banda desenhada.

Os episódios eram curtos, a rondar os 6 minutos, mas em rigor seguiam invariavelmente os mesmo esquemas. Todavia, para a criançada dessa época, era sempre divertido ver o Zé Colmeia, mesmo que com a ausência da cor.

Comentários

  1. Esta série também passou na TVI e acho que também na SIC, nos anos 90.

    ResponderEliminar
  2. Eu era muito criança...mas adorava de tal forma o Zé Colmeia que acrescentei o apelido ao meu nome....até hoje há familiares que me tratam por Belmia Colmeia...tudo tinha um sentido mais profundo quando a escolha era escassa.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF