Monty Python - Os Malucos do Circo


Hoje trago à memória a série de comédia televisiva "Monty Python - Os malucos do circo", do original inglês "Monty Python's Flying Circus".

Monty Python é um grupo de comédia britânico que ganhou fama nas décadas de 1960 e 1970 por suas esquetes humorísticas em programas de televisão e filmes. O grupo consistia em seis membros principais: Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones e Michael Palin.

O humor do Monty Python era surreal, absurdo e muitas vezes controverso, explorando temas como religião, política, sexualidade e cultura popular. As esquetes eram frequentemente repletas de humor negro, trocadilhos, piadas inteligentes e humor físico exagerado.

Entre os projetos mais famosos do grupo estão o programa de televisão "Monty Python's Flying Circus", que foi ao ar na BBC de 1969 a 1974, e filmes como "Monty Python e o Cálice Sagrado" (1975) e "A Vida de Brian" (1979). Esses trabalhos são considerados clássicos da comédia e influenciaram muitos outros comediantes e programas de televisão e cinema ao longo dos anos.

O estilo de humor do Monty Python é marcado por sua originalidade, irreverência e capacidade de subverter as expectativas do público. Eles são considerados uma das maiores influências na comédia moderna e sua obra continua a ser apreciada por pessoas de todas as idades e nacionalidades.

Foi transmitida pela BBC entre os anos de 1969 e 1974 e obteve um enorme sucesso pelo típico humor británico mas num registo "nonsense" e surrealista, tanto nas cenas como nos textos A série, polvilhada de sketchess, animação e cartoons, estes de autoria de Terry Gilliam , influenciou mundialmente muitos homoristas e de algum modo foi o ponto de partida para séries dentro do mesmo conceito.

A produção coube à empresa Python (Monty) Pictures, com realização foi de Ian MacNaughton e John Howard Davies, e banda sonora de John Philip Sousa, Neil Innes, Fred Tomlinson Singers.

Foram 45 episódios de 30 minutos produzidos ao longo de quatro temporadas. Para além da série, foram produzidos alguns filmes e algumas colectâneas.

Entre nós foi exibida na RTP ainda nos anos 70 e ao longo dos tempos tem havido algumas reposições como acontece, desde Abril passo e ainda por esta altura no canal RTP Memória.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF