Sport Billy - Série de animação



Hoje trazemos à memória a série de animação "Sport Billy", que conta as aventuras de um jovem alienígena chamado Billy, proveniente do planeta imaginário Olympus. Ele tem a capacidade de viajar no tempo e no espaço para salvar pessoas em apuros através do desporto.

Billy é acompanhado por sua amiga, a menina Lilly, e seu fiel companheiro de equipe, o cachorro Willy. Juntos, eles enfrentam vilões, como a malvada Raínha Vanda e salvam o mundo através de competições desportivas, usando os objectos que transportava dentro do seu super-saco. De facto de acordo com as exigências de cada momento, Billy retirava objectos em miniatura do seu saco dourado que rapidamente se transformavam no tamanho normal, fosse uma bola, um automóvel ou um helicóptero ou outros quaisuqer. Aquele saco, uma espécie de lancheira, era um poço sem fundo onde cabia tudo e mais alguma coisa.

A série é uma mistura de ficção científica e dsporto, com elementos de ação e aventura. Em cada episódio, Billy e a sua equipe viajam para diferentes períodos da história e diferentes partes do mundo para participar de jogos desportivos e ajudar aqueles que precisam. Eles jogam desde futebol até outras modalidades como esgrima e tiro com arco.

A animação "Sport Billy" foi produzida pela Filmation Associates, um estúdio de animação americano que produziu diversas séries animadas durante as décadas de 60, 70 e 80, como He-Man e She-Ra. A série teve uma grande repercussão na época de sua exibição e foi exibida em diversos países ao redor do mundo, se tornando um grande sucesso entre o público infantil. Pela sua popularidade a figura foi adoptada pela FIFA como mascote do Fair Play por alturas do Mundial de Futebol de 1982 que se disputou em Espanha. De resto o primeiro episódio da série tinha como tema o Mundial de 82.

A Filmation Associates utilizava uma técnica de animação chamada "limited animation", que consistia em reduzir o número de quadros por segundo para economizar tempo e dinheiro na produção. Isso dava às animações da Filmation um estilo característico, com poucos movimentos fluidos e animações mais estáticas.

O personagem Sport Billy terá tido origem na Europa, a partir de banda desenhada, sendo depois adpatado como série de animação pelo estúdio norte-americano Filmation Associates. 

Há algumas contradições quanto ao país e ano de exibição original sendo que terá sido por  1979-1980. Nos Estados Unidos foi exibida pela NBC.,

Em Portugal, a série de 26 episódios com cerca de 20 minutos cada, passou na RTP entre 03/07/1982 e 15/01/1983, por isso com início ainda durante a disputa do Mundial de Futebol de 1982. Ainda na década de 1980 a série foi reposta em 1986 mas então com legendas originais.

Pela sua popularidade e do próprio tema, "Sport Billy" deu lugar a vários produtos de merchandising, como uma colecção de cromos editada pela Disvenda (foto acima). Também a Editorial Notícias publicou  durante cerca de um ano,  uma revista quinzenal de banda desenhada, que mais tarde foi encadernada e venida em quatro volumes de capa dura. 

Mas ainda outros produtos como autocolantes e até mesmo um disco com as canções na versão portuguesa interpretadas por Armando Gama. Ainda de destacar uma colecção de calendários de bolso editados pela Impala, com os personagens da série, ainda em poses de diferentes actividades desportivas e ainda sobre o Mundial de Futebol no México que se realizou nesse ano. Dessa colecção guardo algumas dezenas de exeplares sendo que não realizei a colecção completa que era de 104 calendários


Elenco de dobragem original (em inglês):

Russi Taylor como Sport Billy

Frank Welker como Willy

Nancy Cartwright como Lilly

Alan Oppenheimer como Vanda Darkstar

Lou Scheimer como Narrador


Dobragem em Portugal:

Ermelinda Duarte – Vanda

João Lourenço – Sipe

João Perry – Billy

Manuel Cavaco – Sportikus

Maria Emília Correia – Lilly / Pandusa

Rui Mendes

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF