Águas do Vimeiro - A saúde está primeiro

 


Cartaz publicitário das águas do VIMEIRO - Década de 1940.

Sobre a Vimeiro: 

A viagem da água Vimeiro tem início no Planalto Cársico das Cesaredas e na Serra de  Montejunto, onde se infiltra, circula em profundidade até cerca de 2.000 metros e emerge mais tarde em Maceira, Vimeiro, localidade a meio caminho entre a Lourinhã e Torres Vedras.

Nesse intrincado percurso subterrâneo a água mineral natural do Vimeiro ganha, ao longo de vários anos, características únicas, de acordo com a marca "reconhecidas por quem procura a qualidade e o equilíbrio necessários para cuidar do corpo por inteiro".

Terá sido em 1318 que a Rainha Santa Isabel descobriu as propriedades e virtudes da água do Vimeiro. Desde então, passou a ser reconhecida como «Águas Santas do Vimeiro».

Mais tarde, em 1450, também a Infanta Dª Leonor de Portugal usufruiu das Águas Santas do Vimeiro, reconhecendo igualmente as suas virtudes. Tamanha foi a notoriedade que, desde então, várias famílias começaram a recorrer a este bem natural para fins de saúde e bem-estar.

A primeira análise físico-química oficial da Água do Vimeiro foi realizada por Charles Lepierre em 1893. Três anos depois, Sua Majestade El-Rei D. Carlos classificou a Água do Vimeiro de águas minero-medicinais.

Em 1949, o Professor Catedrático Herculano de Carvalho apresentou as análises químicas que informavam o consumidor dos minerais presentes em cada litro de Água do Vimeiro.

Inicialmente património dos Frades de Penafirme, a concessão para a exploração das Águas Santas do Vimeiro foi concedida a José Pedro Cardoso, em 1896, por tempo ilimitado.

A 17 de janeiro de 1920, a Empresa de Águas do Vimeiro - EAV, S.A. foi constituída sob a forma de sociedade comercial por quotas, sendo-lhe depois atribuído o registo de concessão de licença de exploração das águas em 1921.

No final da década de 1940, a liderança da empresa por Joaquim Belchior, marcou o lançamento da EAV, S.A. para uma nova fase de desenvolvimento.

Na década de 1940  foi lançada a primeira linha de engarrafamento em vidro da água minero-medicinal do Vimeiro, onde trabalhavam homens e mulheres. Foi lançada também a primeira frota de automóveis comerciais para venda e entrega do produto.

Tendo os efeitos terapêuticos da Água do Vimeiro elevado a água a uma grande notoriedade,deu-se nesta década início à verdadeira atividade comercial da EAV,S.A. . E em 1947 surgiu a primeira campanha de publicidade com o icónico slogan “A saúde está primeiro, beba Água do Vimeiro”.

Os supostos efeitos terapêuticos da Água do Vimeiro levaram a comunidade médica de todo o país a recomendá-la como um bem essencial à saúde. Tal levou a que a EAV, S.A. criasse vários anúncios publicitários onde estas propriedades eram destacadas.

A expansão da marca foi clara, passando a fazer parte dos menus de restaurantes e cafés.

Depois de, em 1977, ter sido construída a nova fábrica, pioneira em Portugal no engarrafamento em PET, o design e formato das garrafas da gama foram apresentadas no mercado com uma imagem mais minimalista e moderna.

Durante a década de 1980, a marca Vimeiro passou a liderar o seu segmento ao entrar nas grandes superfícies de distribuição (Hipermercados, Cash & Carrys, Grupos e Associações de Supermercados).

A EAV, S.A. apostou num forte investimento em marketing e comunicação, sofrendo um rebranding total da imagem que se tinha mantido igual desde a década de 70. Começou então a patrocinar vários eventos desportivos, chegando mesmo a ser destaque nos jogos do EURO 2004, com um anúncio televisivo que passou nos intervalos.

Com um alargamento da gama, respondendo às necessidades dos consumidores, a empresa lançou duas novas águas, Vimeiro Sparkle e Vimeiro Lisa, que vieram a ganhar dois prémios internacionais “Cata de Aguas”, na Feira Internacional de Turismo Termal.

Ao longo desta década, a EAV, S.A. viu reconhecido o seu processo de produção e de qualidade ao receber diversas Certificações de Gestão e Qualidade e de Segurança Alimentar, entre elas a FSSC 22000, a ISO 9001 e a IFS FOOD 6.1. 

Pela primeira vez, em 2015 a marca entrou com a Vimeiro Original nas Feiras do Bebé das insígnias, abrindo assim espaço para as águas nos eventos de puericultura.

Em 2017, foi eleita a melhor marca relação preço-qualidade, uma distinção de mercado reconhecida graças aos inquéritos realizados pela Suiça Icertias.

A Água do Vimeiro surge este ano mais forte e diferenciadora, com uma imagem renovada e associada à história e características únicas que tanto a distinguem.

Realçando ainda mais o equilíbrio mineral da sua água, a marca especializa agora a sua comunicação para segmentos de equilíbrio e bem-estar e para o futuro da alimentação das sociedades com especial destaque para as vantagens da sua propriedade nutritiva para nichos como: atletas, grávidas, mães, bebés e seniores.


[fonte dos dados históricos: sítio da empresa]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Revista GINA

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF