Terrahawks



Hoje trazemos à memória a série de TV "Terrahawks". Trata-se de uma série de televisão de animação e marionetes criada por Gerry Anderson, conhecido por suas produções icônicas como foram  "Thunderbirds" e "Captain Scarlet". A série foi ao ar originalmente entre 1983 e 1986 e possui um total de 39 episódios.

"Terrahawks" decorre no século XXI, em 2020, e retrata um futuro distópico em que a Terra é ameaçada por uma raça alienígena conhecida como Zelda. Para enfrentar essa ameaça, a Terra estabelece uma organização de defesa chamada Terrahawks, liderada pelo Dr. Tiger Ninestein e a sua equipa de especialistas, que controlam uma base secreta chamada "Hawkwing".

A série combina elementos de ficção científica, ação e comédia. A principal característica visual de "Terrahawks" são as marionetes, que dão vida aos personagens. As marionetes são controladas por fios e têm expressões faciais articuladas, criando uma estética única e distintiva. 

Dentro dos actuais padrões, esta série é de facto muito rudimentar mas na época, com a informática e os computadores a darem os primeiros passos, a coisa apresentava-se com um certo encanto, sobretudo para o público a que se dirigia, o infanto-juvenil. Mesmo o ano de 2020, em que se localizava no tempo, parecia então muito distante e no entanto já passamos por ela e ainda andamos apenas com ideias sobre a futura e ainda distante colonização da Lua e Marte. De resto, um pouco como a emblemática série Espaço 1999. Já agora e a propósito, há uma óbvia semelhança de rostos nestas marionetas com alguns dos intervenientes na série Espaço 1999. Ou será apenas a nossa impressão?

Ao longo dos episódios, os Terrahawks enfrentam as ameaças de Zelda e sua horda de monstros alienígenas. Eles utilizam uma variedade de veículos e armas futuristas para combater as forças do mal, incluindo a nave espacial "Terrahawk" e uma série de robôs de combate chamados de "Zeroids".

"Terrahawks" é conhecida por sua abordagem divertida e cheia de ação, bem como por seu estilo visual único. A série atraiu fãs de todas as idades, oferecendo um entretenimento cativante e emocionante. Embora tenha sido lançada há algumas décadas, "Terrahawks" continua a ter uma base de fãs leais e é lembrada como uma das criações notáveis de Gerry Anderson.



Ficha técnica da série "Terrahawks":

- Criador: Gerry Anderson
- Ano de exibição: 1983-1986
- Gênero: Animação, Ação, Ficção Científica
- País de origem: Reino Unido
- Número de temporadas: 3
- Número de episódios: 39
- Produtor executivo: Gerry Anderson
- Compositor da trilha sonora: Richard Harvey
- Estúdio de Produção: Anderson Entertainment
- Distribuidora: ITC Entertainment
- Duração média do episódio: Aproximadamente 25 minutos

Principais Membros do Elenco:

- Jeremy Hitchen: Dr. Tiger Ninestein (voz)
- Anne Ridler: Mary Falconer (voz)
- Denise Bryer: Zelda (voz)
- Windsor Davies: Sgt. Major Zero (voz)
- Ben Stevens: Capitão Kate Kestrel (voz)
- Robbie Stevens: Tenente Hiro (voz)
- Jeremy Hitchen: Tenente Hawkeye (voz)
- Denise Bryer: Dix Huit (voz)
- David Graham: Dr. 'Tiger' Ninestein (voz)

Alguns apontamentos técnicos sobre a série "Terrahawks":

1. Técnica de Marionetes: "Terrahawks" utiliza marionetes como forma de representação dos personagens. As marionetes são feitas de materiais como plástico e metal, possuindo articulações que permitem movimentos limitados. Os manipuladores operam as marionetes através de fios e sistemas de controle, dando-lhes vida e expressão.

2. Efeitos Especiais: A série faz uso de uma variedade de efeitos especiais, considerando as limitações da época. Os efeitos incluem explosões e tiros a laser, implementados com o auxílio de miniaturas, chroma key e técnicas de edição.

3. Modelagem de Cenários: Os cenários em "Terrahawks" são construídos em miniatura e projetados para simular diferentes ambientes. A equipe de produção cria maquetes detalhadas, incluindo paisagens alienígenas, bases secretas e espaçonaves.

4. Design de Personagens: Cada personagem é cuidadosamente projetado e construído para refletir sua personalidade e papel na história. Os trajes, acessórios e características faciais das marionetes são elaborados para transmitir as características únicas de cada personagem.

5. Trilha Sonora: A música desempenha um papel importante na série, fornecendo uma atmosfera emocional e destacando a ação. A trilha sonora de "Terrahawks" foi composta por Richard Harvey e apresenta uma mistura de sons eletrônicos e orquestrais.

6. Direção de Voz: As vozes dos personagens são dubladas por atores de voz profissionais. Cada ator trabalha em conjunto com os manipuladores de marionetes para sincronizar os diálogos e os movimentos das marionetes.

7. Roteiro e Direção: A série foi concebida por Gerry Anderson, que também foi o produtor executivo. Anderson trabalhou em colaboração com uma equipe de roteiristas para desenvolver a história e os episódios individuais. A direção dos episódios foi realizada por diferentes diretores ao longo da série.

Esses apontamentos técnicos destacam alguns aspectos da produção de "Terrahawks" e mostram como a combinação de técnicas de marionetes, efeitos especiais e design visual criou um mundo cativante e distintivo para a série.

Comentários

  1. Boa tarde, nas minhas deambulações pela web deparei-me com este Blog que já me deliciou com vários momentos de relembrar outros tempos que pareciam estar lá bem no fundo da nossa memória…

    À falta de melhor forma de contactar o autor, que desde já congratulo, queria perguntar-lhe se já alguma vez se cruzou na sua demanda, com um cartaz de antes do 25 de abril, que penso seria de propaganda do antigo regime… tinha um fundo negro, uma caveira a branco centrada com um sinal da paz e dizia Droga Loucura Morte.
    Obrigado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Os comentários estão sujeitos à prévia aprovação por parte do autor do blog.

Mensagens populares deste blogue

A Comunhão Solene ou Profissão de Fé

Revista GINA

Una, duna, tena, catena...

Pub-CF