22/10/2017

Miluvit Milupa Vitinho

miluvit_1985_sn

Cartaz publicitário ao alimento para bébés, Miluvit, da Milupa, publicado em Junho de 1985, por isso já com mais de 30 anos. De notar a já presença do Vitinho, personagem criado em Fevereiro de 1984, por isso um ano e pouco antes, e que um pouco mais tarde tornou-se popular como desenho animado que ao nascer da noite ajuda os mais pequenitos a ficarem inspirados para irem para a cama.


Quanto àMilupa, com fonte no Wikipedia ficamos a seber que:

“A Milupa (anteriormente Milupa Portuguesa, Lda. e actualmente Milupa Comercial, S.A.) é uma empresa especializada em alimentação infantil.

A Milupa, do Grupo Royal Numico, é a empresa líder de mercado na Europa em nutrição infantil e nutrição clínica, e encontra-se presente em 18 países.

A Milupa está em Portugal desde 1974 e a sua marca representa uma gama de produtos infantis que inclui leites (com a marca Aptamil), farinhas lácteas e não lácteas (com as marcas Milfarin e Miluvit), boiões e purés de fruta, e sumos e bolachas. Fundiu-se com a Blédina, a qual tinha entrado em Portugal em 1993.[1][2]

A Milupa, em Portugal, é associada da ANID - Associação Nacional da Industria de Alimentação Infantil e Nutrição Especial.

14/10/2017

Real Companhia Velha

rcvelha_rotulo

Rótulo de uma caixa de duas garrafas de vinho do Porto da Real Companhia Velha, em embalagem de oferta. Seguramente dos anos 70. Nada conseguimos apurar sobre este rótulo e a sua introdução, mas, pelo estilo gráfico, será seguramente muito antigo e não deixa de surpreender que ainda continue inalterado no essencial, tornando-se por isso uma imagem inconfundível relacionada à marca e aos vinhos do Porto em geral. Em todo o caso, a ter em conta a linha da história da marca e empresa, é de supor que terá sido introduzido logo em 1865 quando a empresa, em 7 de dezembro de 1865, por Alvará Régio do Regente D. Fernando, é declarada livre à exportação através da barra do Porto de todos os vinhos produzidos em Portugal. passando a poder operar no mercado livre.

Quanto à Real Companhia Velha quase dispensa apresnetações aos olhos dos portugueses mas na página ofical da empresa pode-se sempre percorrer algumas das mais importantes fases ou etapas da sua existência. Aqui.

Clicar na imagem para ampliar.

28/09/2017

Calorífero RILI

calorifero_rili_sn

Cartaz publicitário ao calorífero a gás, catalítico, da marca RILI. Publicado no final dos anos 60.

(clicar para ampliar)

Confesso que por mais que tenha pesquisado, nada encontrei sobre esta marca de electrodomésticos, sobretudo fogões, que nos anos 60 era publicitada com recorrência em muitas das populares revistas, como a Flama ou a Crónica Feminina. Fico assim sem saber as suas origens e qual o caminho que seguiu, eventualmente absorvida por outra empresa e marca. Quem sabe algo mais?

Quanto aos caloríferos a gás ainda continuam a existir, em diferentes formatos e para diversos ambientes. mas creio que, até pleo preço do combustível,  já sem a popularidade de outros tempos. Hoje predominam outras soluções mais económicas, programáveis e sobretudo mais seguras.

Quanto ao anúncio é de facto interessante, num design pop e psicadélico, então muito popular.

22/09/2017

Ilustração - Paisagem

Simples ilustração de nossa autoria. Arte vectorial. Recordámos que de vez em quando vamos partilhando este tipo de trabalhos no blog Inkscapes. Podem ir seguindo.
(clicar na imagem para ampliar)

21/09/2017

Margarina Serrana

margarina_serrana_sn

Cartaz publicitário à margarina Serrana – 1968 (clicar na imagem para ampliar)


Quando falamos de margarina, salta-nos à memória a marca “Vaqueiro” e também a “Planta”, esta nos anos 60 anunciada como "gordura para pessoas de bom gosto". Pelas mensagens e pelo tipo de publicidade gráfica e mesmo televisiva, pretendia-se obviamente conotar este produto com uma classe sofisticada, média alta, de gostos requintados. A verdade é que à força de uma publicidade intensiva e reiterada ao longo das últimas décadas, a “Planta” conquistou a sua fama e ainda hoje é reconhecida como uma popular e respeitável marca e produto.
Quanto à “Serrana”, parece que ainda se fabrica e comercializa embora já por outra empresa por força das mudanças empresariais.
Sabe-se que a margarina “Serrana” foi registada no longínquo ano de 1929 pela então Sociedade de Alimentação, esta com origens no Porto. Quase quarenta anos depois, em 1966 a marca passou para a propriedade da CSM Iberia, S.A., no presente CSM Portugal. De resto esta mesma empresa registou uma marca que também foi sendo falada mas sem atingir a popularidade da sua "irmã". Trata-se da marca "Chefe", registada em 1956 e que também ainda se fabrica. Já em 2002 a CSM Portugal adquire a FIMA, uma fabricante de óleos e produtos alimentares e muda o seu nome para BakeMark Portugal S.A.

A Serrana, com a sua publicidade (abaixo) centrada numa jovem, fresca e airosa, com trajes campestres, procura obviamente transmitir uma imagem associada ao campo, à natureza e às coisas frescas e saudáveis. Teria mesmo estes atributos a margarina?

margarina_serrana_sn_2

Longa Vida–Iogurte Líquido

longa_vida_sn_iogurte

Cartaz publicitário ao iogurte Longa Vida. Datado de 1983. (clicar para ampliar)


Tópicos relacionados:

Iogurte Longa Vida

Longa Vida – O que é bom da natureza

20/09/2017

Creme ATRIX

atrix_creme_sn

Cartaz publicitário ao creme de mãos ATRIX. Princípio dos anos 70.

Já tivemos a oportunidade de falar aqui sobre este popular creme.

(clicar na imagem para ampliar)

Talvez queira rever: