26/06/2015

Faz anos a bicicleta

 

image

Passam hoje 196 anos sobre o registo da patente da bicicleta (26 de Junho de 1819).

A Primeira bicicleta com semelhanças mecânicas e estruturais às usadas na actualidade, foi patenteada em 26 de junho de 1819 por Denis Johnson, na Grã-Bretanha,

Todavia, houve várias contribuições de anteriores precursores da ideia e conceito deste veículo, nomeadamente o Barão Drais Von Sauerbronn, Kirkpatrick Macmillan e Pierre Michaux. A bicicleta apresneta-se assim como um mecanismo ao qual é complicado atribuir a autoria da invenção. Digamos que teve vários pais pelos princípios e contributos que foram sendo aplicados ao longo dos tempos. Mesmo nos nossos dias, noemadamente ao nível do desperto têm sido integradas novas tecnologias.

[excelente artigo sobre a história da bicicleta]

25/06/2015

Mundial de Futebol – Argentina 78

 

argentina_78

image 

Passam hoje 37 anos (25 de Junho de 1978) sobre o dia em que a Argentina conquistou o primeiro dos dois títulos de campeã mundial em futebol (venceu o segundo em 1986, no México). Jogava perante o seu público, já que foi a organizadora da prova e venceu na final a selecção da Holanda pelo resultado de 3-1. 

Pela selecção argentina ainda não jogava o Maradona, mas destacava-se o goleador Mário Kempes (2 golos na final e 6 na prova que lhe deram o prémio de melhor marcador), na altura futebolista ao serviço do Valência, de Espanha. Pelo lado da selecção holandesa, uma das figuras maiores, Johan Cruijff, decidiu não participar nesse Mundial devido a problemas familiares, mas brilhavam jogadores como Rob Rensenbrink, Johnny Rep e Ruud Krol, entre outros.

Das minhas memórias desse Mundial de Futebol, destaco o facto de ter coleccionado a caderneta de cromos “Argentina 78”, editada pelo Clube do Cromo, colecção que ainda guardo. Abaixo a capa da colecção.

image

24/06/2015

Batalha de S. Mamede











Passam hoje 887 anos sobre a Batalha de São Mamede. Foi travada a 24 de Junho de 1128, entre D. Afonso Henriques e as tropas dos barões portucalenses contra as tropas do Conde galego Fernão Peres de Trava, que se tentava apoderar do governo do Condado Portucalense. As duas fações confrontaram-se no campo de São Mamede, perto da cidade de Guimarães.

Com a derrota, D. Teresa e Fernão Peres abandonaram o governo condal, que ficou então nas mãos do infante e dos seus partidários, o que desagradou ao Bispo de Santiago de Compostela, Diogo Gelmires, que cobiçava o domínio das terras. D. Teresa desistia assim da ambição de ser senhora de Portugal. Há rumores não confirmados que ela teria sido aprisionada no Castelo de Lanhoso. Há até quem relate as maldições que D. Teresa rogou ao seu filho D. Afonso Henriques. [fonte: wikipedia]

28/05/2015

Postais do S.L. Benfica – Época 71/72


Hoje trago à memória a colecção de cromos de futebolistas do S. L. e Benfica, em formato postal (105 x 155 mm),  editada pela já desaparecida editora Agência Portuguesa de Revistas, na época futebolística de 1971/1972.
São 18 belos postais, sem numeração, representando individualmente os seguintes jogadores:
José Henrique, Bento, Artur, Humberto Coelho, Malta da Silva, Jaime Graça, Adolfo, Diamantino, Vitor Martins, Toni, Simões, Rui Rodrigues, Artur Jorge, Eusébio, Néné, Messias, Jordão e Vitor Baptista.
É uma colecção extremamente rara e pouco vista mesmo em sítios online de vendas e leilões, Já uma colecção anterior, com jogadores do final da década de 60, com os jogadores represnetados a meio corpo, é mais vulgar e essa aparece com frequência.
Como curiosidade, o facto do guarda-redes José Henrique se fazer fotografar com as três “balizas de prata”, troféus que tinha vencido como o mais regular no campeonato (troféu instituído pela revista “Crónica Feminina” editada pela própria Agência de Revistas.
Graficamente, cada jogador é minuciosamente recortado e “montado” sobre o mesmo cenário o que empresta homogeneidade à colecção. Na parte posterior do postal, um resumo biográfico de cada jogador escrito em português, inglês e francês. Cada postal nessa altura tinha um custo de 2$50 no Continente e 3$50 no Ultramar.
 

 
 

Talvez queira rever: