06/12/2016

Postais de Natal - 061220161

 

postal_natal_061220161

postal_natal_061220162

- Clicar para ampliar.

Continuamos a publicar os nossos tradicionais postais de Natal no blog parceiro do Inkscapes.

05/12/2016

Crónica Feminina - 492

 

cronica_feminina_492_28041966_1

Capa da revista “Crónica Feminina” – Edição Nº 492 de 28 de Abril de 1966. A dar rosto à edição, o pequenito e sorridente Rui Manuel Serra Frias Martins Barata.

02/12/2016

Caderneta de cromos de futebol - 02122016

 

caderneta_3_02122016

30/11/2016

"Thriller" - Michael Jackson



Passam hoje 34 anos (30 de Novembro de 1982) sobre o lançamento do álbum "Thriller" de Michael Jackson.
Com a etiqueta da Epic Records, foi produzido por Quincy Jones e co-produzido pelo autor.
O álbum foi um êxito mundial e mereceu uma crítica positiva generalizada. É por muitos considerado  "o maior e melhor álbum da história". Obviamente uma consideração que vale o que vale, mas que demonstra o grande impacto que o trabalho teve na carreira de Michael Jackson e na música pop mundial.
Venceu inúmeros prémios, incluindo 8 Grammy Awards no ano de 1982, dois depois do lançamento. 
O vídeo do tema que dá nome ao álbum foi igualmente um sucesso, não só pela sua duração mas pelo cenário, caracterização e qualidade da performance dos intervenientes. É sem dúvida um dos vídeos mais marcantes não só dos anos 80 mas de sempre.
Todas as faixas do álbum são fortes, mas pessoalmente, e porque remetem para boas recordações, tenho uma especial preferência porBeat It e Billie Jean.


29/11/2016

Futbol Club Barcelona



Passam hoje 117 anos sobre a data de fundação do Futbol Club Barcelona, um dos maiores e importantes clubes de Espanha e da Europa e que é um símbolo do nacionalismo catalão.
A sua fundação em 29 de Novembro de 1899 deve-se a um grupo de futebolistas suíços, ingleses e catalães, liderados pelo suíço Joan Gamper.
Ao longo da sua história o Barcelona conquistou inúmeros títulos e pela sua equipa principal de futebol passaram grandes nomes do futebol mundial. Mas o clube é mais do que futebol e tem equipas muito competitivas e vencedoras em várias modalidades, nomeadamente o Hóquei em Patins, Basquetebol, Andebol e Futsal.

27/11/2016

Conjunto Típico Fernanda Gonçalves e José Augusto

 

fg1

Hoje trazemos à memória o Conjunto Típico Fernanda Gonçalves e José Augusto. Foi fundado na cidade do Porto no ano de 1966, por isso há meio século. Para além do casal que davam nome ao grupo, faziam parte da formação original Políbio Cruz (bombo), José Adelino (acordeão), Mário Reis (viola).

Os conjuntos típicos foram muito populares sobretudo nas décadas de 60 e 70, mas passaram pelas  décadas seguintes e ainda hoje existem embora obviamente com mais recursos técnicos (como acordeões electrónicos e caixas de ritmos), mas com alguma fidelidade ao estilo. Modo geral um conjunto típico era marcado pelo som do acordeão, por vezes mais que um, a viola para fazer o baixo, e um bombo. Frequentemente os elementos que cantavam e que por regra não tocavam instrumentos, sempre lá pegavam nos ferrinhos ou na pandeireta. Outra característica ainda comum aos conjuntos típicos, são as indumentárias, normalmente iguais (ou não fossem para um conjunto) e garridas, predominando os tons de vermelho. Hoje, vistas à distância do tempo, não deixam de ser apontamentos curiosos e deveras folclóricos.

Aqui pelo norte, foram famosos, para além deste Conjunto Típico Fernanda Gonçalves e José Augusto, muitos outros como o Conjunto Típico António Mafra, Conjunto Maria Albertina, Conjunto Típico Pai e Filhos, Conjunto Típico Os Marinheiros, Conjunto Típico Armindo Campos, Conjunto Típico Os Lordes, Conjunto Típico Asa D´Ouro, Conjunto Típico Esperança, Conjunto Típico Os Lusitanos,  Conjunto Típico Flores da Lage, Conjunto Típico do Norte, Conjunto Típico Irmãos Leais, Conjunto Típico Peles Vermelhas, Conjunto Típico Estrelas Incomparáveis, Conjunto Típico Estrelas do Norte, Conjunto Típico Os Voadores, Conjunto Típico Os Solitários, Conjunto Típico Nely Correia, etc.. Antes da enxurrada de cantores e bandas pimba, que ainda estão em força, os conjuntos típicos eram cabeça-de-cartaz em muitas festas e romarias.

Com as suas músicas de carácter popular, essencialmente em ritmos de marcha, valsa (vira) e chula, os conjuntos típicos são elementos importantes na história da nosssa música. Na sua origem, embora com as características do popular e tradicional estavam as tendências do movimento pop ye-ye que pelo início da década de 60 se generalizou pela Europa sobretudo nos países latinos, como França, Itália, Espanha e Portugal.

 fg2fg3

fg6

fg4

Talvez queira rever: