31/08/2015

Obras infantis de António Sérgio

 

Hoje trago à memória os quatro volumes das histórias infantis de António Sérgio, edição da Sá da Costa, de 1978, com belas ilustrações de Luis Filipe de Abreu.

Pelo que pude pesquisar, estas histórias do autor, tiveram edições anteriores, pela mesma editora, com trabalhos de outros ilustradores, nomeadamente de Mily Possoz.

São quatro volumes:

I - Os dez anõezinhos da tia verde-água
II - Os conselheiros do Califa e outros contos
III - Na terra e no mar
IV - Contos gregos

luis_filipe_abreu_as_1

luis_filipe_abreu_as_1_1

luis_filipe_abreu_as_2

luis_filipe_abreu_as_6

luis_filipe_abreu_as_3

luis_filipe_abreu_as_4

luis_filipe_abreu_as_5

14/07/2015

Billy the Kid

 

image

Passam hoje 134 anos (14 de Julho de 1881) sobre a morte de Billy the Kid, famoso pistoleiro e fora-de-lei do velho oeste americano. Foi morto pelo xerife de Lincoln, Pat Garrett, que por sua vez viria também a ser assassinado com tiros uns anos mais tarde.
A figura de Billy the Kid está fortemente ligada ao mítico farwest americano e como uma das suas incontornáveis figuras lendárias, tem sido motivo e pretexto para inúmeras obras musicais, cinema, televisão e banda desenhada onde nesta, entre muitas revistas, deu título a uma das aventuras do não menos famoso Lucky Luke, de Morris e Goscinny.

Segundo a lenda, Billy terá assassinado 21 homens, tantos quantos o seu número de anos de vida.Todavia, em concreto apenas foram registados os relatos de quatro mortes. A lenda e a fama certamente que extrapolaram os números e aspectos da sua curta mas recambolesca vida.

image

26/06/2015

Faz anos a bicicleta

 

image

Passam hoje 196 anos sobre o registo da patente da bicicleta (26 de Junho de 1819).

A Primeira bicicleta com semelhanças mecânicas e estruturais às usadas na actualidade, foi patenteada em 26 de junho de 1819 por Denis Johnson, na Grã-Bretanha,

Todavia, houve várias contribuições de anteriores precursores da ideia e conceito deste veículo, nomeadamente o Barão Drais Von Sauerbronn, Kirkpatrick Macmillan e Pierre Michaux. A bicicleta apresneta-se assim como um mecanismo ao qual é complicado atribuir a autoria da invenção. Digamos que teve vários pais pelos princípios e contributos que foram sendo aplicados ao longo dos tempos. Mesmo nos nossos dias, noemadamente ao nível do desperto têm sido integradas novas tecnologias.

[excelente artigo sobre a história da bicicleta]

Talvez queira rever: