28/05/2016

Tulicreme …de amêndoa

 

tulicreme sn28052016

Cartaz publicitário do Tulicreme, creme de barrar. Publicado em 1968.

Outros tópicos sobre esta emblemática marca:

Publicidade nostálgica – Tulicreme
Tulicreme – Novo sabor caramelo
Tulicreme - Creme de barrar de chocolate

27/05/2016

Escuteiros

Está de parabéns, neste dia 27 de Maio, o CNE - Corpo Nacional de Escutas, movimento nascido em Braga no ano de 1923.
Nunca fiz parte dos escuteiros nem nunca tive essa vontade, mas é reconhecidamente um movimento com importância social no nosso país, de resto como em todo o mundo.
Para muitos o escutismo é uma escola onde se aprendem e cultivam os valores da amizade, os princípios da disciplina, responsabilidade e rigor, amor e dedicação pelo próximo, preocupação activa pelo meio ambiente, fauna e flora e muitas mais coisas boas e bonitas, incluindo o envolvimento na comunidade e suas causas, nomeadamente nas paróquias. Seja tudo isto e temos de facto uma autêntica escola de virtudes, o que nos dias que correm não deixa de ser importante e marcante na valorização e dignificação de muitos milhares de jovens, quando sabemos que a tônica é a rebeldia, indisciplina, libertinagem e desresponsabilização.
Para outros, mais críticos ou mordazes, é apenas um movimento com uma estrutura hierarquizada, adequado a quem gosta de pertencer a grupos ritualizados, vestidos com fardas engraçadas e janotas, e um movimento adequado e propício a amizades, é certo, mas também a farras, escapadelas de férias e acampamentos em locais remotos e fora do controlo dos papás, namoricos nas tendas e copadas à luz da lua e calor da fogueira.
Como já disse alguém, os escuteiros não são nem melhores nem piores que os demais, mas na gênese têm de facto os condimentos para serem pessoas mais estruturadas e com uma visão da vida, do próximo e da natureza, bem mais profunda e cimentada. Assim sejam fiéis aos ensinamentos e fundamentos do escutismo. Tenho amigos escutas e nos quais vejo reflectidos todos os valores do escutismo. Acredito que seja assim com a larga maioria.



24/05/2016

Margarina Planta - O seu bom gosto exige

 

margarina planta

 

Cartaz publicitário à Margarina Planta – Publicado em Maio de 1967.

22/05/2016

Passo em Frente–Livro de leitura–Ensino Primário

 

passo_em_frente_capa

Hoje trago à memória o “Passo em Frente”, livro de leitura para a 2ª fase do 2º ano do ensino primário, de autoria de Maria Luisa, com capa e (creio) ilustrações de Fernando Garcia.

Data da segunda metade dos anos 70, tendo sido autorizado oficialmente por despacho ministerial de 4 de Junho de 1975.

É uma edição da Livraria Popular de Francisco Franco – Lisboa, com execução gráfica de Peres – Artes Gráficas, L.da.  Tem um custo de capa de 30$00. Tem um formato de 150 x 220 mm e 144 páginas com ilustrações a cores. Tem belos textos de muitos autores portugueses como João de Deus, Matilde Rosa Araújo, Hernani Cidade, José Régio, Virgílio Couto,Raúl Brandão, Maria Cecília Correia, Miguel Torga, Alves Redol, etç.

passo_em_frente_capa_1

passo_em_frente_capa_2

passo_em_frente_capa_3

20/05/2016

James Stewart





Passam hoje 108 anos sobre o nascimento de James Stewart, actor norte-americano (Indiana, 20 de maio de 1908 – Los Angeles, 2 de julho de 1997). Foi um actor de eleição, tanto no cinema como no teatro e televisão.

Da sua vasta filmografia ao longo de mais de meio século, as minhas memórias vão principalmente para as suas interpretações em filmes western, de resto traduzidas numa das populares colecções de cartões (cromos) de cowboys que pelo final dos anos 60 eu e a malta da minha geração coleccionava. Recordo "A Conquista do Oeste", "Flecha Quebrada"  e "Winchester 73", entre outros. Fora da temática do western, recordo "Janela Indiscreta", de Alfred Hitchcock e "Águia Solitária - The Spirit of St. Louis" em que recria a façanha aeronáutica de Charles Lindberg ao fazer a travessia do atlântico norte.

 Nota: O fotograma que deu lugar ao cromo acima reproduzido (Nº8 de uma colecção de 99) foi extraído do filme "Flecha Quebrada" (Broken Arrow), de 1950, a que se referem também as outras duas imagens que ilustram este artigo. Abaixo o poster oficial do filme.


19/05/2016

Silvestre & Tweety


A série de desenhos animados "Silvestre & Tweety", no original "Sylvester and Tweety", é daquelas que não pode faltar em qualquer lista de séries que se classifiquem como emblemáticas ou clássicas no panorama da televisão, ao mesmo nível de muitas outras como "Tom & Jerry", de resto com muitas semelhanças de estilo e enredo substituindo-se o passarinho pelo ratito.Faz parte da época dourada da animação norte-americana.
As histórias são por demais conhecidas e resumem-se às constantes perseguições e tramóias do gato Silvestre para apanhar e comer o passarinho Tweety, mas, por atrapalhação, esperteza do pássaro ou intromissão da dona, a vóvó, as coisas correm invariavelmente mal para o bichano que, contudo, nunca desiste, apesar da porrada a que se sujeita.
"Silvestre e Tweety" foi produzida pela Looney Tunes com distribuição pela Warner Brothers, entre 1942 e 1964, comportando 46 episódios. Tweety foi criado por Robert Clampett em 1942 e Sylvester por Friz Freleng em 1945.
Esta série foi criada para rivalizar com a famosa dupla "Bugs Bunny & Daffy Duck". Foi nomeada por três vezes para os óscares tendo sido premiada por duas, a primeira logo em 1947 e a segunda dez anos depois.
Da mesma produção, o gato Sylvester também fez dupla com o também famoso ratito Speedy Gonzalez, mantendo-se a filosofia do binómio perseguidor/perseguido em que ao primeiro tudo corre mal por esperteza e rapidez do perseguido.

18/05/2016

Papa João Paulo II



Fosse vivo o Papa João Paulo II (o polaco Karol Józef Wojtyła) celebraria hoje o seu 96º aniversário, já que nasceu em 18 de Maio de 1920.
Este foi um dos mais carismáticos papas da era moderna, tendo falecido em 2 de Abril de 2005 depois de um papado de quase 30 anos (desde 16 de Outubro de 1978), o 3º maior pontificado documentado da História da igreja católica.

Talvez queira rever: