20/06/2016

Errol Flyn - Robin Hood e Gavião dos Mares








Passam hoje 107 anos sobre o nascimento de Errol Flyn (20 de junho de 1909 — 14 de outubro de 1959), um famoso actor australiano e naturalizado em 1942 como cidadão dos Estados Unidos, que brilhou nos cinemas entre os anos 30 e 50. 
Dos filmes mais emblemáticos em que participou como figura maior, ligados a aventuras, afinal aqueles que mais despertavam o interessa da criançada e às suas brincadeiras aos "artistas" destaco sobretudo "Captain Blood", de 1935, "The Adventures of Robin Hood", de 1938, "The Sea Hawk" de 1940, e "Adventures of Don Juan", de 1948. 
Errol Flyn também interpretou um bom punhado de filmes de cowboys ("westerns"), como “Dodge City”  de 1939 e “Santa Fe Trail” de 1940.
Errol Flyn é sem dúvida um dos grandes nomes de sempre do cinema e por isso faz parte do imaginário de aventuras de muita rapaziada do meu tempo de criança, ali pelos anos 60 e 70.


17/06/2016

Eddy Merckx o ciclista



Passam hoje 71 anos sobre o nascimento de Eddy Merckx (Bélgica, 17 de Junho de 1945). Foi um atleta da modalidade de ciclismo e é considerado pela maioria dos adeptos como o maior ciclista de todos os tempos tal é o seu palmarés do qual se destacam 5 conquistas no Tour de France, 5 no Giro de Itália e ainda uma Vuelta de Espanha entre muitas outras.
Sem dúvida que este belga é uma das grandes figuras do desporto mundial dos anos 60 e 70. Joaquim Agostinho, um dos grandes nomes do ciclismo português, foi seu adversário em muitas provas velocipédicas, nomeadamente no Tour de França.

16/06/2016

Laurel, o Estica




Fosse vivo e Stan Laurel, famoso artista pela sua interpretação como Laurel na dupla de comediantes "Laurel e Hardy", entre nós também conhecida como "Bucha e Estica", estaria de parabéns a festejar 126 anos.
Stan Laurel, nascido como Arthur Stanley Jefferson, nasceu no dia 16 de Junho de 1890 nos Estados Unidos, tendo falecido em 23 de Fevereiro de 1965.
Laurel, ou o Estica, era o magrinho da dupla, sempre com uma cara triste e invariavelmente, num encolher de ombros, apanhava uns sopapos do Hardy, o Bucha, mas, quase sempre de forma involuntária, acabava também ele por pregar partidas ao amigo.
Laurel e Hardy em muitos aspectos, desde logo por serem contemporâneos, seguiam o registo humorístico do então popular Charlot (Charles Chaplin) ou mesmo de Buster Keaton.
Uma coisa é certa: Ver a dupla Laurel e Hardy, o que na televisão era frequente pelos anos 70, era gargalhada garantida pelo que tanto Laurel como o seu colega artístico de mais de três décadas, são daquelas figuras que obrigatoriamente estão marcadas nas nossas melhores memórias ligadas à infância e à televisão a preto-e-branco.
Parabéns, Laurel!

15/06/2016

UEFA



A UEFA (Union of European Football Associations) foi fundada a 15 de Junho de 1954 em Basileia, na Suiça como consequência de discussões entre as federações da França, Itália e Bélgica. A sede ficou instalada em Paris até 1959 ano em que acabou por mudar-se para a capital suíça Berna. Henri Delaunay foi o primeiro Secretário-Geral e Ebbe Shwartz o presidente. O seu centro administrativo desde 1995 é em Nyon, Suíça. Era inicialmente composta por 25 federações; actualmente são 54. A Liga dos Campeões é o seu torneio de clubes mais importante.

(fonte: wikipedia)

07/06/2016

Tratado de Tordesilhas


Passam hoje 522 anos (7 de Junho de 1494) sobre a assinatura do Tratado de Tordesilhas por representantes das coroas portuguesa e espanhola, e ratificado pelos respectivos soberanos, D. Fernando e D. Isabel de Castela e D. João II de Portugal.
Para além do contexto e dos objectivos do tratado, parece ser ponto assente que foi um tratado que ninguém cumpriu. O incumprimento de contratos ou tratados é pois um pecado já bem antigo mesmo que assinados por reis e rainhas católicos.

Talvez queira rever: