01/07/2020

Colonial - Café



Café COLONIAL - Cartaz publicitário do ano de 1947.

Saboroso, aromático, agradável, afinal o que se espera de um bom café para um bom apreciador. Por cá parece-me que já não existe a marca.  Este cartaz inseria-se numa época em que a publicidade aos cafés de origem das então nossas províncias ultramarinas estava em voga.

Esperemos que, com as novas aversões a tudo o que diga respeito a colónias e colonizadores, não faça azia a alguns. Se sim, um copinho de água fresca deve fazer bem, sobretudo se for tomada pela cabeça abaixo.

24/06/2020

Cafiaspirina - Da Bayer



Já falamos aqui da popular "Aspirina", da Bayer. 
Hoje damos à estampa um cartaz publicitário de 1934 à "Cafiaspirina",  uma variante da primeira mas com cafeína. Este produto ainda se vende na actualidade. 

De acordo com a informação oficial: CafiAspirina® é indicada para a enxaqueca, pois combina a ação analgésica e anti-inflamatória de uma dose maior de ácido acetilsalicílico (650 mg) com um agente potencializador (cafeína).
Cada comprimido contém 650 mg de ácido acetilsalicílico e 65 mg de cafeína.


25/05/2020

"Os Jovens Rebeldes" - "The Young Rebels" - Série TV



Por meados dos anos 70 a RTP exibia a série de televisão "Jovens Rebeldes", do original dos Estados Unidos "The Young Rebels".
Foi originalmente transmitida pela estação ABC a partir de Outubro de 1970. 
A série traduzia-se num total de 15 episódios com cerca de 60 minutos cada,  correspondentes a uma temporada. 

Quanto à sinopse da série, tratava-se das aventuras de um grupo de amigos que no período da Guerra da Revolução Americana, ou Guerra da Independência, lutavam pela causa da independência, fazendo parte de um grupo denominado de "Yankee Doodle Society", com localização na cidade de Chester, na Pensilvânia, no ano de 1777. Em situações de espionagem, sabotagem e outras que requeriam coragem discrição e inteligência, o grupo de amigos lá ia conseguindo minar acções e operações ofensivas dos militares ingleses.

Os quatro personagens principais eram Jeremy (Richard Ely), filho do mayor de Chester, Isak (Louis Gossett Jr. ), um negro ex- escravo , Henry ( Alex Henteloff ), um jovem brilhante e de óculos, intelectual e engenhoso, admirador do famoso Benjamin Franklin, a quem procurava imitar com suas invenções e engenhocas, e Elizabeth (Hilary Thompson), a bonita namorada de Jeremy. 
Por sua vez, o grupo era ajudado em muitas situações pelo também jovem rebelde militar francês, o Marquês de Lafayette (Philippe Forquet).



Parece que a ideia subjacente à série por parte da ABC, era incutir na juventude da época o espírito patriótico e nacionalista, mas dizem que a coisa falhou porque, na realidade, os jovens americanos do final dos anos 1960 e início dos anos 1970, passe o exagero, estavam mais virados para a cultura pop, drogas e rock and roll, bem como apoquentados pelo quase permanente estado de guerra, na altura em pleno conflito no Vietname que ceifou largos milhares de vítimas.

29/04/2020

Bana e Flapi - O valor da amizade

Já trouxemos aqui à memória a série de desenhos animados "Bana e Flapi". Hoje, decidimos rabiscar e "passar a limpo" uma das características ilustrações da série. O desenho foi feito em formato vectorial, o que significa que podemos aumentar para grandes dimensões sem perder qualidade. Todavia,  a imagem acima é em formato PNG pelo que é apenas uma amostra.

15/04/2020

Cadillac Torpedo


Do longínquo ano de 1914, um interessante reclamo ao modelo automóvel Cadillac Torpedo para 7 "logares".
Fosse possível viajar no tempo e com o actual dinheiro de um chupa-chupa comprar-se-ia um carrão, então coisa mais que rara e apenas para endinheirados. 

Quanto à Cadillac, foi fundada em 1902 nos Estados Unidos por Henry M. Leland. Na actualidade é uma divisão da General Motors, presente em pelo menos 50 países e territórios. A marca especializa-se em veículos de luxo, sendo uma referência entre as fabricantes deste segmento, no que muito contribuiu a publicidade à marca nos anos das décadas de 1950 e 1960, relacionando-a a alguns nomes do mundo do desporto e do entretenimento, de modo especial do cinema e televisão..